Pesquisa do IPEC (antigo Ibope Inteligência), encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e realizada com residentes de todas as regiões do país em fevereiro deste ano, mostra que um terço (32%) da população brasileira já escolhe opções veganas em restaurantes! 

Além disso, quase metade (46%) não come carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana. 

Em pesquisa anterior, também encomendada pela SVB em 2018, os dados apontavam que 14% da população brasileira se considerava vegetariana.

Esses resultados comprovam que o comportamento alimentar das pessoas está mudando, o que também justifica a crescente demanda por produtos vegetais em restaurantes, lojas e supermercados.

Com opções cada vez mais saborosas, atrativas e acessíveis, o público tem dado mais atenção para as alternativas vegetais pelos mais variados motivos, como saúde, direitos dos animais e meio ambiente.

Os resultados dessa pesquisa são uma ótima notícia e devem ser celebrados! Mas não podemos parar por aqui. Sabemos que ainda temos um longo caminho rumo a um sistema alimentar mais justo e sustentável, baseado na compaixão e no respeito por todos os seres.

Programas como Opção Vegana, da SVB, e o EscolhaVeg, da MFA, trabalham para que esses números sejam cada vez mais expressivos e para que as pessoas percebam, cada vez mais, os benefícios de escolher uma alimentação 100% vegetal.

Se você também está no processo de transição e quer saber mais sobre como substituir os ingredientes de origem animal, confira 9 receitas deliciosas de leites vegetais para fazer em casa e abandonar de vez o leite de vaca!