União Europeia suspende importações de frutos do mar brasileiros

Desde o dia 3 de janeiro, a importação de pescados brasileiros por todos os países da União Europeia está suspensa. O motivo? Os europeus desconfiam de falta de higiene em embarcações, rastreabilidade ineficiente dos produtos e falhas na refrigeração adequada.

Esse é mais um caso de auditorias estrangeiras feitas em produtores de proteína animal que leva ao rompimento nas importações de produtos brasileiros. No final de novembro, foi a vez da carne bovina nacional ser embargada pelos Estados Unidos e Rússia pelo uso de uma substância proibida, a ractopamina, que muda o metabolismo dos animais e não tem comprovação científica de segurança.

O fato de alguns países-chave no comércio exterior estarem barrando a entrada de produtos de origem animal brasileiros e a aparente ineficiência do Ministério da Agricultura de exigir padrões mínimos de qualidade e higiene nos faz pensar: quão seguras são as carnes oferecidas para o mercado interno?

Além de representar a morte de forma cruel e dolorosa de bilhões de animais todos os anos, e também impactos ambientais sérios como desmatamento, agravamento do aquecimento global e, no caso dos peixes, também o desequilíbrio dos ecossistemas marinhos, comer carne pode ser um risco para a saúde das pessoas — especialmente se você mora em um país em desenvolvimento — para além dos já conhecidos riscos de câncer e de doenças cardíacas.

O mundo todo, e também sua saúde, se beneficiarão de uma dieta vegetariana. Clique aqui para começar agora.