Receita de fim de ano: “Peru” vegano recheado

Essa receita de “peru” vegano recheado é feita de tofu e vai surpreender na mesa da ceia das festas de fim de ano. Confira a receita:

 

Ingredientes
Recheio
3 talos de aipo
2 cebolas roxas
3 xícaras de cogumelos frescos (shitake e/ou paris)
2 xícaras de aveia em flocos
1/2 xícara de tomate seco
1 colher de sobremesa de manjericão
1/2 xícara de nozes
3 dentes de alho
2 colheres de sobremesa de sálvia desidratada
“Peru”
500g de tofu firme
1/2 xícara de fubá (dependendo da firmeza do tofu, pode precisar usar mais)
1 colher de sopa de tomilho desidratado
1 colher de sopa de alho em pó
Sal a gosto
Molho
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de melado de cana
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes do recheio em um processador e reserve. Misture os ingredientes do molho e reserve. Bata todos os ingredientes do “peru” de tofu no processador e aos poucos vá colocando mais fubá, até atingir a consistência de uma massa de bolo (um creme consistente). Unte uma tigela redonda de tamanho médio – cerca de 20 cm de diâmetro – com azeite e farinha de trigo. Despeje ⅔ da massa de tofu na tigela e vá nivelando as paredes para criar uma cavidade para o recheio. Nessa etapa é necessário muito cuidado para não remover o untado acidentalmente com a espátula. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por mais ou menos 40 minutos ou até que o “peru” esteja dourado. Retire do forno e coloque em uma travessa, como se estivesse desenformando um bolo. Pincele o molho por toda a superfície do “peru” de tofu e leve ao forno novamente por 10 minutos ou até dourar. Esse processo deve ser repetido mais duas vezes: pincele mais uma vez com o molho e leve ao forno por outros 10 minutos. Retire, e na última vez, pincele somente com um pouco de melado de cana. Mais 10 minutos no forno e está pronto.
Essa receita fica ótima acompanhada de batatas assadas com sal grosso e alecrim, que podem ser servidas na mesma travessa do “peru” de tofu. Sirva cortado em fatias grossas e bom apetite!
Serve 5 pessoas
 
Receita desenvolvida por Pecado Vegano