O planeta tem vivenciado eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e com consequências cada vez mais graves para o meio ambiente, as pessoas e os animais. Uma mudança de rota é necessária. Felizmente, ainda há tempo e oportunidades para isso.
O Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima está elaborando o Plano Clima Participativo, um instrumento que irá guiar as políticas climáticas do Brasil nos próximos 10 anos. O plano contemplará tanto medidas para a redução de emissões de gases de efeito estufa quanto medidas para preparar a sociedade para os impactos do aquecimento global. Dentre os temas abordados no plano, está o sistema alimentar, cuja transformação é urgente e indispensável.
O Plano Clima será elaborado com a participação da população. Isso significa que você pode contribuir diretamente, seja votando nas melhores propostas ou enviando suas próprias ideias até o dia 26 de agosto. Cada pessoa pode submeter até 3 propostas e votar em até 10.
Em colaboração com organizações parceiras, a MFA elaborou 2 sugestões de propostas em que você pode votar. Juntas, essas propostas visam promover uma transformação no sistema alimentar que resulte na redução do número de animais explorados para consumo.
- 35% até 2035: Substituir 35% dos alimentos de origem animal consumidos no Brasil por alimentos saudáveis e sustentáveis de origem vegetal até 2035
- Políticas de compras públicas de alimentos voltadas à promoção de dietas saudáveis e sustentáveis combinada ao fortalecimento da agricultura familiar
Confira também estas outras propostas submetidas por diferentes organizações animalistas para o Plano Clima.
- Compensação climática e ambiental sobre produção e comércio animal
- Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos
- Plano Nacional Animal de Contingência de Desastres
- Política Nacional de Refaunação
- Educação Animalista e Pesquisa para a Saúde Planetária
- Incentivos à produção orgânica, sem venenos nem aplicação de antibióticos ou hormônios
- Proibição da pesca industrial com redes de arrasto em águas territoriais brasileiras
- Incentivo à Pecuária Celular para redução do consumo de água em até 80% sobre a produção convencional
Para participar, você só precisa acessar ou criar sua conta no site do Governo Federal, procurar as propostas e clicar em “votar”.
A mobilização coletiva é essencial para que as autoridades considerem estratégias que ajudem a transformar o mundo em um lugar mais justo e sustentável para todos os seres.
Para mais informações sobre o Plano Clima Participativo, clique aqui.