Precisamos de você para enfrentar a crise climática

 

O planeta tem vivenciado eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e com consequências cada vez mais graves para o meio ambiente, as pessoas e os animais. Uma mudança de rota é necessária. Felizmente, ainda há tempo e oportunidades para isso. 

O Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima está elaborando o Plano Clima Participativo, um instrumento que irá guiar as políticas climáticas do Brasil nos próximos 10 anos. O plano contemplará tanto medidas para a redução de emissões de gases de efeito estufa quanto medidas para preparar a sociedade para os impactos do aquecimento global. Dentre os temas abordados no plano, está o sistema alimentar, cuja transformação é urgente e indispensável.

O Plano Clima será elaborado com a participação da população. Isso significa que você pode contribuir diretamente, seja votando nas melhores propostas ou enviando suas próprias ideias até o dia 26 de agosto. Cada pessoa pode submeter até 3 propostas e votar em até 10.

Em colaboração com organizações parceiras, a MFA elaborou 2 sugestões de propostas em que você pode votar. Juntas, essas propostas visam promover uma transformação no sistema alimentar que resulte na redução do número de animais explorados para consumo.

  1. 35% até 2035: Substituir 35% dos alimentos de origem animal consumidos no Brasil por alimentos saudáveis e sustentáveis de origem vegetal até 2035
  2. Políticas de compras públicas de alimentos voltadas à promoção de dietas saudáveis e sustentáveis combinada ao fortalecimento da agricultura familiar

Confira também estas outras propostas submetidas por diferentes organizações animalistas para o Plano Clima.

Para participar, você só precisa acessar ou criar sua conta no site do Governo Federal, procurar as propostas e clicar em “votar”.

A mobilização coletiva é essencial para que as autoridades considerem estratégias que ajudem a transformar o mundo em um lugar mais justo e sustentável para todos os seres.

Para mais informações sobre o Plano Clima Participativo, clique aqui.