Ativistas pedem o fim da exportação de animais vivos no Brasil 

O ato organizado pela Mercy For Animals, apoia o projeto de lei 3093/2021 que proíbe a exportação de animais vivos por via marítima em todo território nacional 

Neste domingo (17/06), cerca de 100 ativistas e lideranças do movimento vegano foram às ruas pedir o fim da exportação de animais vivos por via marítima no Brasil, em apoio ao PL 3093/2021. A concentração iniciou no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e seguiu até a Praça Alexandre Gusmão com cartazes, faixas, distribuição de panfletos, além de um boi inflável.

Organizado pela Mercy For Animals, o ato reuniu mais de 120 pessoas, incluindo ativistas da Força Voluntária Pelos Animais,  organizações de defesa dos animais e pessoas moradoras de São Sebastião, uma das cidades portuárias mais afetadas e engajadas na lita pelo fim da exportação de animais vivos via marítima. 

Ativistas no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista

A ação na Avenida Paulista, também marca o Dia Mundial de Conscientização para o Fim da Exportação Marítima de Animais Vivos (14/06). Nessa mesma data, o boi Elias, símbolo da resistência contra a exportação de animais vivos, escapou de um navio de exportação e nadou mais de 10 quilômetros no mar conforme retratado no documentário da MFA “Elias: O boi que aprendeu a nadar”.

 

PL 3093/2021

No transporte de animais vivos por via marítima, os animais sofrem estresse físico e psicológico, ao enfrentarem um trajeto que dura em média 3 a 4 semanas, confinados em espaços minúsculos e obrigados a viver em meio às próprias fezes e urina. O PL 3093/2021 propõe o fim dessa atividade no Brasil, por justamente violar princípios básicos de saúde animal e gerar impactos ambientais negativos para as cidades portuárias. 

“Alguns países como Austrália e Reino Unido já proibiram a exportação de animais vivos por via marítima e é inadmissível que no Brasil, os projetos de lei que visam essa proibição ainda não tenham avançado” explicou Diogo Fernandes, Gerente de voluntariado da MFA Brasil. 

Diogo Fernandes, Gerente de voluntariado da MFA Brasil

Petição

A campanha Exportação Vergonha da MFA pede para que o Congresso Nacional proíba a exportação de animais vivos por via marítima. A petição já conta com mais 580 mil assinaturas, no entanto a meta é chegar a 1 milhão para encorajar esse tema na pauta política. 

Nos ajude a alcançar mais pessoas, assine e compartilhe a petição em:  exportacaovergonha.com.br.

https://www.instagram.com/p/C8cPvuBBgb4/?hl=en