O ato organizado pela Mercy For Animals, apoia o projeto de lei 3093/2021 que proíbe a exportação de animais vivos por via marítima em todo território nacional
Neste domingo (17/06), cerca de 100 ativistas e lideranças do movimento vegano foram às ruas pedir o fim da exportação de animais vivos por via marítima no Brasil, em apoio ao PL 3093/2021. A concentração iniciou no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e seguiu até a Praça Alexandre Gusmão com cartazes, faixas, distribuição de panfletos, além de um boi inflável.
Organizado pela Mercy For Animals, o ato reuniu mais de 120 pessoas, incluindo ativistas da Força Voluntária Pelos Animais, organizações de defesa dos animais e pessoas moradoras de São Sebastião, uma das cidades portuárias mais afetadas e engajadas na lita pelo fim da exportação de animais vivos via marítima.

A ação na Avenida Paulista, também marca o Dia Mundial de Conscientização para o Fim da Exportação Marítima de Animais Vivos (14/06). Nessa mesma data, o boi Elias, símbolo da resistência contra a exportação de animais vivos, escapou de um navio de exportação e nadou mais de 10 quilômetros no mar conforme retratado no documentário da MFA “Elias: O boi que aprendeu a nadar”.
PL 3093/2021
No transporte de animais vivos por via marítima, os animais sofrem estresse físico e psicológico, ao enfrentarem um trajeto que dura em média 3 a 4 semanas, confinados em espaços minúsculos e obrigados a viver em meio às próprias fezes e urina. O PL 3093/2021 propõe o fim dessa atividade no Brasil, por justamente violar princípios básicos de saúde animal e gerar impactos ambientais negativos para as cidades portuárias.
“Alguns países como Austrália e Reino Unido já proibiram a exportação de animais vivos por via marítima e é inadmissível que no Brasil, os projetos de lei que visam essa proibição ainda não tenham avançado” explicou Diogo Fernandes, Gerente de voluntariado da MFA Brasil.

Petição
A campanha Exportação Vergonha da MFA pede para que o Congresso Nacional proíba a exportação de animais vivos por via marítima. A petição já conta com mais 580 mil assinaturas, no entanto a meta é chegar a 1 milhão para encorajar esse tema na pauta política.
Nos ajude a alcançar mais pessoas, assine e compartilhe a petição em: exportacaovergonha.com.br.