Por que ovolactovegetarianos precisam considerar o Veganismo

Parar de comer carne é uma excelente iniciativa e também o início de um posicionamento pelo fim da exploração animal. Um ovolactovegetariano poupa muito mais vidas do que alguém que come carne, não há dúvidas.

Mas o que muita gente não sabe é que os animais sofrem imensamente – e têm morte prematura – também nas indústrias do ovo e do leite.

Ovos


As chamadas ‘’galinhas poedeiras’’ são submetidas a uma vida extremamente cruel e insana. Difícil até de imaginar.

Amontoadas em gaiolas minúsculas, sujeitas a mutilações sem anestesia e sem cuidado veterinário adequado, essas galinhas são privadas de tudo que consideramos motivos que fazem valer a pena viver.

Pintinhos-machos não põem ovos e nem crescem rápido o suficiente para serem ‘’lucrativos’’ para a indústria da carne. Por isso, são mortos com apenas algumas horas de vida. Dentre os métodos mais usados para abate desses pintinhos estão triturá-los vivos ou descartá-los em grandes sacos de lixo, onde morrem por asfixia.

Para tornar esse quadro ainda pior, não existem leis federais que protejam esses animais diante de qualquer maltrato. Você pode ser preso se maltratar um cachorro no Brasil, mas seu consumo de ovos, que destina anualmente dezenas de milhões de pintinhos à morte num triturador só no Brasil, é totalmente legal.


Leite e derivados


Apesar de ser algo óbvio, muita gente não se dá conta de que, para produzir leite, as vacas precisam engravidar e dar à luz. Assim como todos os outros mamíferos, as vacas geram leite para alimentar seus filhotes. Para se ter uma ideia, o leite de vaca contém substâncias que promovem o crescimento dos seus filhotes de 30kg a 150kg em pouquíssimo tempo.

Mas, tragicamente, os bezerros são levados de suas mães apenas algumas horas após nascerem, para que o leite que era deles por natureza seja consumido por humanos. A separação forçada causa sofrimento indescritível tanto à mãe como ao filhote. As vacas choram por dias a dor da perda, chamando inconsoláveis por sua cria.

Por não produzirem leite, bezerros-machos também não têm utilidade para a indústria do leite e são muitas vezes vendidos para a indústria da vitela. Bezerros criados para vitela são confinados em espaços minúsculos, por vezes acorrentados pelo pescoço, em meio a fezes e urina, pelo resto de suas curtíssimas vidas.

Exploradas como máquinas produtivas, as vacas são submetidas a um ciclo contínuo de gravidez por inseminação e lactação por aproximadamente quatro anos, até que sua produção caia e sejam consideradas inúteis para a indústria. A carne dessas vacas, abusadas do início ao fim de suas vidas, é vendida como carne de segunda, geralmente para a produção de hambúrguer.

Felizmente, existem milhares de opções sem nenhum ingrediente de origem animal disponíveis no mercado. Você pode fazer receitas incríveis substituindo o ovo e o leite por vários outros ingredientes! Baixe o seu Guia Vegetariano Gratuito e comece agora.