Motivos para ser contra a produção de Foie Gras

A alimentação forçada de animais, utilizada para produzir o Foie Gras, é uma prática terrível e que gera extremo sofrimento animal. 

Considerado um ingrediente culinário de luxo, ele também tem um custo alto para a vida dos animais. Entenda a seguir o porquê:

1. Tubos metálicos são introduzidos nas aves

Tubos metálicos de aproximadamente 30 centímetros são introduzidos pela boca do animal até o esôfago. Os animais são alimentados de forma forçada por semanas e podem até desenvolver lacerações na garganta.

2. As aves recebem 5 vezes a mais a quantidade normal de comida

Durante o período que são submetidas a alimentação forçada, as aves recebem uma quantidade muito grande de alimento por dias consecutivos.

3. Para produzir o Foie Gras, as aves precisam ficar doentes

Os animais desenvolvem  problemas no fígado -uma doença chamada esteatose hepática, que leva o fígado do animal a aumentar em até 10 vezes e causa dificuldade de respiração. Esse fígado doente é considerado uma iguaria culinária, chamada Foie Gras. 

4. Aves são exploradas por toda sua vidas

Assim como acontece com muitos outros animais na indústria alimentícia, as aves são submetidas a uma vida de exploração, enfrentando problemas de saúde e condições de bem-estar mínimas.

5. É uma atividade econômica e culturalmente insignificante

A produção de Foie Gras no Brasil é muito pequena e quase todo o foie gras consumido no país é importado. Além disso, o consumo de foies gras não faz parte da cultura culinária brasileira e atende às necessidades alimentares da população. Então, a sua proibição teria um impacto mínimo na economia e na alimentação.

Todo o extremo sofrimento a que as aves são submetidas é injustificável, e a prática de alimentação forçada de animais já foi proibida em alguns países, como Alemanha, Índia, Reino Unido e Noruega. Felizmente, o Brasil está no caminho de ser o próximo país a banir a alimentação forçada de animais.

O Projeto de Lei 90/2020, que proíbe a produção e comercialização de produtos obtidos a partir de alimentação forçada, incluindo o Foie Gras, em todo o território nacional, já está nas etapas finais para ser aprovado.

Conteúdos relacionados:

https://mercyforanimals.org.br/blog/proibicao-do-foie-gras-em-sp-sofrimento-de-gansos-e-patos-esta-nas-maos-do-stf/