A alimentação forçada de animais, utilizada para produzir o Foie Gras, é uma prática terrível e que gera extremo sofrimento animal.
Considerado um ingrediente culinário de luxo, ele também tem um custo alto para a vida dos animais. Entenda a seguir o porquê:
1. Tubos metálicos são introduzidos nas aves
Tubos metálicos de aproximadamente 30 centímetros são introduzidos pela boca do animal até o esôfago. Os animais são alimentados de forma forçada por semanas e podem até desenvolver lacerações na garganta.
2. As aves recebem 5 vezes a mais a quantidade normal de comida
Durante o período que são submetidas a alimentação forçada, as aves recebem uma quantidade muito grande de alimento por dias consecutivos.
3. Para produzir o Foie Gras, as aves precisam ficar doentes
Os animais desenvolvem problemas no fígado -uma doença chamada esteatose hepática, que leva o fígado do animal a aumentar em até 10 vezes e causa dificuldade de respiração. Esse fígado doente é considerado uma iguaria culinária, chamada Foie Gras.
4. Aves são exploradas por toda sua vidas
Assim como acontece com muitos outros animais na indústria alimentícia, as aves são submetidas a uma vida de exploração, enfrentando problemas de saúde e condições de bem-estar mínimas.
5. É uma atividade econômica e culturalmente insignificante
A produção de Foie Gras no Brasil é muito pequena e quase todo o foie gras consumido no país é importado. Além disso, o consumo de foies gras não faz parte da cultura culinária brasileira e atende às necessidades alimentares da população. Então, a sua proibição teria um impacto mínimo na economia e na alimentação.
Todo o extremo sofrimento a que as aves são submetidas é injustificável, e a prática de alimentação forçada de animais já foi proibida em alguns países, como Alemanha, Índia, Reino Unido e Noruega. Felizmente, o Brasil está no caminho de ser o próximo país a banir a alimentação forçada de animais.
O Projeto de Lei 90/2020, que proíbe a produção e comercialização de produtos obtidos a partir de alimentação forçada, incluindo o Foie Gras, em todo o território nacional, já está nas etapas finais para ser aprovado.