A empresa Minerva Foods, responsável pela exportação dos bois pelo Porto de Santos no início de dezembro e agora, novamente, na semana passada, foi multada pela Secretaria do Meio Ambiente de Santos em R$ 1.469.118 por irregularidades no transporte dos animais. No total das duas viagens, 54 mil animais serão destinados para a Turquia em uma viagem que pode durar até 30 dias e causa intenso sofrimento aos animais.

Segundo comunicado publicado no site da Prefeitura de Santos, uma força-tarefa realizada por agentes da Guarda Municipal, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e veterinários vistoriou diversos caminhões que transportavam os animais no trajeto até o Porto de Santos. Foram constatadas irregularidades como maus-tratos aos animais durante o transporte e despejo de dejetos animais em via pública, contaminando a rede de drenagem.

O transporte dos animais é um dos momentos mais críticos de sua vida. Eles passam dias, e em alguns casos até semanas, dentro da carroceria de caminhões ou em navios, sem espaço para andar ou deitar, sem segurança, sob calor e frio intensos, envoltos em fezes e urina, sem acesso a água ou ração adequadas. Alguns chegam feridos ou até mortos ao destino.

Nenhum animal deveria ser explorado ou tratado dessa forma. Clique aqui para mudar a realidade deles com uma simples mudança em sua alimentação.