Pesquisa: Sanduíches com carne consumidos no Reino Unido têm mesmo impacto que 8 milhões de carros

Uma pesquisa da Universidade de Manchester divulgada hoje (25) revelou que o consumo anual de sanduíches no Reino Unido tem o mesmo impacto no meio ambiente que o uso de mais de 8 milhões de carros por ano. Entre problemas como transporte e refrigeração dos sanduíches, outro fator é decisivo para o aumento das emissões de gases de efeito estufa: o que tem dentro deles, carne!

Os cientistas analisaram a pegada de carbono de 40 tipos diferentes de sanduíches e descobriram que os piores para o meio ambiente eram os feitos com carne de porco (incluindo bacon, presunto e salsichas), queijo ou camarão.

A professora Adisa Azapagic, que trabalhou no estudo, comentou:

“Uma vez que os sanduíches fazem parte da dieta britânica e representam uma importante fatia do mercado de alimentos, é importante entender a contribuição do setor para as emissões de gases de efeito estufa. Por exemplo, o consumo de 11,5 bilhões de sanduíches por ano no Reino Unido gera, em média, 9,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao uso anual de 8,6 milhões de carros.”

Outro estudo, do Chatham House, o Instituto Real de Relações Internacionais do Reino Unido, mostrou que cerca de 15% dos gases de efeito estufa emitidos no mundo provêm da pecuária — mais do que o emitido por todo o setor de transportes.

No Brasil, comemos muito menos sanduíches. Mas não importa o formato em que o alimento vem, produtos de origem animal são reconhecidamente vilões não apenas do meio ambiente, mas também da nossa saúde e, claro, dos animais.

Cada pessoa que opta por uma dieta sem carne, leite e ovos poupa a vida de 40 animais (considerando apenas animais terrestres) por ano e ainda reduz significativamente a pegada de carbono! Você pode fazer a diferença, clique aqui para começar agora.