Celeridade na Tramitação do Projeto de Lei n° 3093, de 2021 que proíbe a exportação de animais vivos via marítima para abate no exterior
Por favor responder para:
Cristina Mendonça
Diretora Executiva, Mercy For Animals no Brasil
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445
Pinheiros, São Paulo – SP, 05415-030
[email protected]
26 de fevereiro de 2024
Excelentíssimo senhor Rodrigo Pacheco
Presidente do Senado Federal
Senado Federal, Praça dos Três Poderes
Anexo 1, 13º pavimento
Brasília – DF, Brasil – CEP: 70.165-900
O recente incidente em porto na África do Sul envolvendo animais brasileiros exportados vivos, que vem tendo ampla divulgação na mídia, mostra a importância de seu protagonismo, com a relatoria pela aprovação da Sugestão nº 30, de 2018, na forma do Projeto de Lei n° 3093, de 2021, que proíbe a exportação de animais vivos via marítima para abate no exterior.
Apesar de ter apresentado o relatório em tempo hábil, por conta de requerimento que precisa ser ainda apreciado em plenário, desde novembro de 2022 a tramitação não tem avançado, o que vem comprometendo gravemente o bem-estar animal, como revelado neste incidente, descrito a seguir. São contundentes as evidências de que as normas reguladoras para a atividade têm se demonstrado insuficientes, em particular no que diz respeito ao transporte marítimo. A própria justiça brasileira, em uma sentença histórica para o direito animal, reconheceu que tal atividade é incompatível com nosso avanço civilizatório. A ação judicial de autoria do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal tramita na justiça federal de São Paulo e proibiu em todo país a prática de extremo sofrimento. Atualmente o processo está na fase recursal. ACP: 5000325-94.2017.4.03.6135 2.
Em 10 de fevereiro de 2024, o navio Al Kuwait, carregado com 19 mil bois, partiu do Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com destino ao Iraque. Após oito dias de viagem, em 18 de fevereiro, atracou no porto da Cidade do Cabo, na África do Sul, para reabastecimento. Segundo relatos da mídia local, no dia seguinte a cidade foi tomada de um forte mau cheiro, rapidamente associado pela população local à chegada do navio. O Conselho Nacional de Sociedades para a Prevenção da Crueldade contra Animais (NSPCA, na sigla em inglês) solicitou à Justiça sul-africana autorização para subir a bordo do Al Kuwait para avaliar a condição dos animais. Em nota pública, a organização assim descreveu aquilo com que sua equipe se deparou: “As cenas no navio eram repugnantes, com um acúmulo extremo de fezes e urina, e os animais não tinham outra opção a não ser descansar em baias com seus próprios excrementos (tradução livre).” Além de animais mortos, foram encontrados animais doentes e machucados, alguns dos quais tiveram que ser submetidos à eutanásia (ver referências no Anexo 2).
As imagens nas páginas 3 a 6 a seguir, feitas pela equipe da NSPCA, atestam a gravidade da situação, tal qual concluído em sua relatoria (pág. 5): “o transporte marítimo é estressante e inflige sofrimento e desrespeito à dignidade dos animais”.
Diante do exposto, nós, representantes de diversas organizações de proteção animal, profissionais especialistas em bem-estar animal e ativistas, vimos por meio desta carta agradecer sua liderança e solicitar que possa interceder junto à Presidência do Senado de forma que o requerimento seja votado com urgência e que o Projeto de Lei cumpra o trâmite legislativo. Esta celeridade atende aos anseios da sociedade brasileira.
É imperativo lembrar que o grau de consciência sobre a brutalidade das exportações de animais vivos já está estabelecido no país: a maior parte da população brasileira (84%) é favorável à proibição da atividade, segundo pesquisa do Instituto Ipsos realizada em 2019. Com mais de meio milhão de assinaturas, a petição co-criada pela Mercy For Animals e a ativista Luisa Mell é outra prova de que parcela significativa da nossa sociedade deseja o fim da exportação de animais vivos. Ao redor do mundo, a mudança já começou. Proibições e restrições já foram anunciadas na Ásia, na Oceania e na Europa. O Brasil não pode ficar para trás. Podemos liderar a mudança.
Atenciosamente,
Alianima
Patrycia Sato, Presidente
ANAA – Associação Nacional de Advogados Animalistas
Giseli Cheim, Presidente
Animal Equality Brasil
Carla Lettieri, Diretora Executiva
CEAA – Centro de Estudos sobre os Animais e o Antropoceno
Anna Caramuru, Diretora Acadêmica
Center for Welfare Metrics
Dra. Cynthia Schuck-Paim, Diretora Científica
Feliciano Filho, ex-deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, autor do PL 31/2018 que propõe a proibição da exportação de animais vivos no estado.
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal
Elizabeth Macgregor, Presidente
GAAV – Grupo de Advocacia Animalista Voluntária
Letícia Filpi, Fundadora
Humane Society International
Anna Cristina de Oliveira Souza, Gerente de Programa e Políticas
Instituto Ampara Animal
Juliana Camargo, Presidente
Instituto Sea Shepherd Brasil
Nathalie Nazareth Cote Gil, Presidente e Diretora Executiva
Luisa Mell, ativista e co-autora de petição com mais de meio milhão de assinaturas pelo banimento da exportação de animais vivos via marítima
Dra Maria José Höetzl, Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do CNPQ
Mercy For Animals
Cristina Mendonça, Diretora Executiva
Princípio Animal
Fernando Schell Pereira, Diretor Geral
Sociedade Vegetariana Brasileira
Mônica Buava, Presidente
Sinergia Animal
Cristina Diniz, Diretora Geral Brasil
Vicente de Paula Ataide Junior, Líder do Núcleo de Pesquisas em Direito Animal da Universidade Federal do Paraná (ZOOPOLIS)/ PPGD – UFPR)
Imagens dos bois brasileiros feitas pela equipe da NSPCA
ANEXO II – Matérias, Repercussão na Imprensa
https://www.nytimes.com/2024/02/20/world/africa/south-africa-cape-town-ship-cows-smell.html
https://www.bbc.com/news/world-africa-68351772
https://www.bbc.com/news/world-africa-68342054
https://www.7kanal.co.il/news/260016
: https://www.youtube.com/watch?v=kAxqrJ4Lc2A
Carga de 19 mil bois do Brasil infesta o ar da capital da África do Sul
https://www.youtube.com/watch?v=ERfQvjJWO-s