A Barilla conquistou a categoria ouro no ranking MICA (Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais), consolidando-se como referência na promoção do seu compromisso público com o bem-estar animal em sua cadeia de suprimentos. A marca italiana, que trabalha com produtos como massas de macarrão e molho, divulgou que 100% dos ovos em suas cadeias de suprimentos na América Latina são provenientes de sistemas livres de gaiolas.
Isso representa um enorme impacto para as galinhas na indústria de ovos, já que viver livre de gaiolas causa menos sofrimento para essas aves. Quando confinadas em gaiolas, elas não têm a liberdade de expressar a maioria de seus comportamentos naturais, como esticar as asas, andar e empoleirar-se, elementos cruciais para o seu bem-estar físico e psicológico.
A gerente de compras da Barilla Brasil, Eldren Paixão, destaca que embora a Barilla não seja uma indústria que trabalha exclusivamente com produtos de origem animal, a marca considera fundamental seguir diretrizes sobre o bem-estar animal em sua cadeia de suprimentos.
“Não há dúvidas de que o bem-estar animal é um fator competitivo para as empresas alimentares e um requisito essencial quando se trata de assumir um papel de liderança na indústria. Apesar de não sermos uma indústria que trabalha com produtos 100% de origem animal, todos os anos a Barilla utiliza aproximadamente 24.000 toneladas de ovos de quase 2 milhões de galinhas. Ter definido as Diretrizes sobre Bem-Estar Animal para garantir que todos os animais da cadeia de abastecimento sejam respeitados é de extrema importância para a companhia” explicou Eldren Paixão.
Ao optar por trabalhar com ovos provenientes de sistemas livres de gaiolas, a Barilla atende à crescente demanda de pessoas consumidoras por práticas mais éticas na produção de alimentos.
“Cada vez mais, o consumidor tem feito suas escolhas levando em consideração não somente qualidade e preço, mas o fato de o produto ser sustentável e socialmente correto. Em um mercado globalizado, de mudanças de valores e desejos de compras, toda a produtividade deve ser pensada para a sociedade e em prol da melhoria da qualidade de vida no planeta, refletindo uma nova consciência de consumo que tem suas bases em um futuro em que a indústria caminhe de mãos dadas com o meio-ambiente”, afirma a gerente de compras da Barilla Brasil.
A Barilla, ao eliminar o uso de ovos de galinhas confinadas em gaiolas em seus produtos, não só demonstra responsabilidade social, mas também se posiciona como uma líder na busca por um modelo de cadeia de suprimentos mais sustentável e mais compassivo na indústria alimentícia.
Essa abordagem contribui para um futuro onde as práticas alimentares se alinham cada vez mais aos valores de respeito aos animais.
Sobre o MICA
No MICA, as empresas são avaliadas com base em sua postura e progresso para eliminar o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de suprimentos. A classificação, dividida em categorias como ouro, prata, bronze e vermelho, reflete o nível de avanço de cada marca em relação ao bem-estar animal em sua cadeia de suprimentos.
No relatório MICA 2023, a Barilla conquistou a classificação ouro devido aos esforços da marca em prol do bem-estar das galinhas em sua cadeia de suprimentos.
“Receber o selo ouro do MICA é o reconhecimento de que estamos no caminho certo para uma indústria alimentícia mais sustentável. Queremos ser espelho e mostrar que o setor de alimentos pode, sim, andar de mãos dadas com a sustentabilidade”, agradece a gerente de compras da Barilla Brasil, Eldren Paixão.
O MICA oferece um panorama do desempenho das empresas de alimentos e hotelaria mais influentes da América Latina na implementação de ações em prol do bem-estar animal nas suas cadeias de suprimentos, e incentiva marcas a avançarem neste tema. Descubra as outras empresas que estão fazendo a diferença em políticas de bem-estar animal consultando o relatório completo em: https://mercyforanimals.org.br/mica/