Mercy For Animals participa da Semana do Clima, em Nova York

Em setembro, a Mercy For Animals participou da Holistic Climate Solutions Summit (Cúpula de Soluções Holísticas para o Clima), realizada pela Fundação Budista Tzu Chi Center nos Estados Unidos.

 

A diretora executiva da MFA no Brasil, Cristina Mendonça, representou a organização no evento para debater soluções que conectam temas como bem-estar animal, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

 

O painel foi moderado por Amelia Linn, diretora de políticas globais da Mercy For Animals e contou com a participação de Nisreen Elsaim, da ONU, Yuru Chou, da Tzu Chi, Allie Molinaro, da ONG Compassion in World Farming e Jessica Kwong, fundadora da empresa carne vegetal Jack & Friends.

 

Cristina falou sobre a urgência de colocar os sistemas alimentares livres de exploração animal no centro das pautas sobre o clima e apresentou ações da MFA que impactam positivamente o planeta.

 

Muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos pela ONU, jamais serão alcançados se a demanda por carne continuar crescendo e se a pecuária seguir no mesmo modelo de produção.

 

Por exemplo, a ODS 3 propõe saúde e bem-estar, porém a comunidade científica reconhece que algumas das doenças crônicas mais mortais do mundo, como as vasculares, certos tipos de câncer e diabetes tipo 2, podem ser causadas pelo alto consumo de produtos de origem animal. Além disso, quase 75% das novas doenças em humanos são de origem animal, como a zika, ebola, gripe suína, doença da vaca louca, AIDS e covid-19.

 

Já a ODS 12 fala sobre consumo e produção responsáveis, mas a alta demanda de produtos de origem animal gera uma produção insustentável que devasta a natureza, afeta a biodiversidade e polui o solo, o ar e a água. O que também afeta as ODS 6 (água potável e saneamento) e ODS 13 (ação contra a mudança global do clima).

 

Durante o painel, foi discutido como a comunidade internacional pode incorporar o bem-estar animal em seus objetivos e como o público pode contribuir para apoiar essas soluções.

 

Cristina, então, citou quatro importantes pontos: a alimentação 100% vegetal, o apoio à implementação da resolução de bem-estar da ONU, discutir o conceito de sustentabilidade colocando a pecuária como pauta e a coalizão de ONGs de diferentes setores.

 

Para assistir ao evento completo, acesse https://tzuchicenter.org/programs/climate-week-nyc 

 

Quer ajudar o planeta? Então, apoie a MFA a continuar agindo. Considere doar ou fazer parte do nosso time de voluntariado.