Alimentação Consciente Brasil participa do 8º Fórum Global do Pacto de Milão

O Programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), da organização Mercy For Animals, participou, no dia 19 de outubro, de um debate sobre dietas sustentáveis em escolas públicas. O evento faz parte do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política Alimentar Urbana, congresso que ocorreu entre os dias 17 e 19 de outubro. O Evento foi sediado na cidade do Rio de Janeiro e reuniu mais de 600 representantes de mais de 160 cidades em conjunto com organizações internacionais e da sociedade civil, agências parceiras e academia, comprometidos com o desenvolvimento e melhoria das políticas alimentares.

No ano de 2022, o fórum teve como tema Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo. O painel Dietas Sustentáveis nas Escolas Públicas reuniu representantes de três cidades brasileiras, São Paulo, Salvador e Niterói, que contam com programas de alimentação saudável e sustentável em suas escolas públicas municipais, gerando como impacto, o potencial de redução de cerca de 300 mil toneladas de gases de efeito estufa (CO2eq) ao ano.

Representantes dos três municípios brasileiros foram convidados pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operado pela Mercy For Animals, a Humane Society International (HSI) e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), para contar sobre os casos de sucesso nas três cidades, desde a ideia inicial, adaptação do cardápio e compra pública de insumos. 

Na abertura do painel, Alice Martins, gerente sênior do ACB, destacou que:

as políticas públicas que aumentam a oferta de ingredientes de origem vegetal são as que têm maior impacto para lidar com a mitigação da crise climática.”

O ACB, a HSI e a SVB promovem consultoria gratuita junto às prefeituras que incluem treinamento teórico em educação nutricional e ambiental, treinamento prático em culinária vegetal e material de apoio para a adoção e manutenção dos programas alimentares para estudantes de escolas municipais.

 

São Paulo tem uma rede municipal com mais de 900 mil alunos e desde 2011 tem um cardápio sustentável nas escolas municipais, com o apoio da SVB. Além dessa iniciativa, durante a pandemia, a Prefeitura começou com a entrega de cestas verdes para as famílias dos estudantes da rede municipal. Nesse sentido, o município de São Paulo tem a capacidade de poupar a emissão de cerca de 190 mil toneladas de  gases de efeito estufa (CO2eq) por ano.

Salvador possui o Programa Educando para a Sustentabilidade, trabalho intersetorial entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência, com parceria com o ACB e HSI desde março de 2022. O programa integra opções vegetais no cardápio escolar com um dia na semana apenas de opções à base de vegetais. Como impacto registrado, estima-se que aproximadamente 75 mil toneladas de CO2 deixam de ser  emitidas por ano com a adoção desse programa.

Niterói, o menor entre os três municípios, começou uma parceria com o ACB em 2017, que consistiu na análise dos cardápios com ingredientes disponíveis na alimentação escolar, conscientização sobre o programa com palestras para os diretores das escolas do município, além de treinamentos técnico-práticos com a equipe de cozinha e nutricionistas. Como impacto positivo ambiental, 2 mil hectares de florestas foram preservados, 72 milhões de litros de água foram poupados e mais de 13 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas. A Diretora de Alimentação Escolar do município, Ivone Albertino, ressalta a importância de uma alimentação saudável e sustentável nas escolas.

Os alunos aprendem com a diversidade na alimentação enquanto aprendem sobre a importância do tema das mudanças climáticas e saúde”.

 

Para assistir o painel completo acesse: https://www.youtube.com/watch?v=bOf8afbDoSQ

Para conhecer mais sobre a Mercy For Animals e suas iniciativas acesse: https://mercyforanimals.org.br/o-que-fazemos/ 

Para saber mais sobre o programa ACB acesse: https://alimentacaoconsciente.org/