O Vice-presidente da Mercy For Animals no Brasil, Lucas Alvarenga, e a embaixadora da ONG, Alana Rox, falaram nesse final de semana em palestras no maior evento sobre vegetarianismo da América Latina: o VegFest, organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
No dia 2, Lucas contou para o público sobre as estratégias de ativismo para expansão do veganismo, dando direções sobre como promover a causa, e também falou sobre a própria Mercy For Animals e os resultados obtidos desde que a ONG foi criada no Brasil, em 2015.
Vice-presidente da Mercy For Animals Brasil, Lucas Alvarenga, em sua palestra
Ele ressaltou que a estratégia da Mercy For Animals é salvar o máximo de animais, ou seja, maximizar os impactos. Para isso, além de um intenso trabalho de educação alimentar promovendo a dieta vegetariana e dando suporte a pessoas que querem fazer a transição, há outras frentes de atuação: investigar situações de crueldade, incentivar o poder público a adotar medidas de redução do consumo de produtos de origem animal em escolas e outras instituições públicas e também pressionar empresas para que cortem o fornecimento de produtos que venham de situações de crueldade extrema, como as gaiolas de bateria para as galinhas poedeiras.
A embaixadora da Mercy For Animals, Alana Rox, fez uma fala no dia 3 e inspirou o público de cerca de 400 pessoas. Além de contar sua história pessoal – ela é ovo-lacto-vegetariana desde que nasceu e vegana há 11 anos – a apresentadora do programa “Diário de Uma Vegana”, do GNT, e autora do Instagram @TheVeggieVoice falou sobre como lida com a escolha socialmente. “Estava viajando com amigos e eles decidiram sair à noite. Na outra manhã, estavam todos dormindo. Se eu fosse chacoalhá-los para eles acordarem, eles ficariam com raiva. Então fiz um café da manhã vegetariano para eles, eles acordaram acolhidos, com cheirinho de café. É assim que o veganismo tem que ser: sorridente e agregador”, contou, dizendo que os veganos são o cartão de visitas da própria ideologia.
A Embaixadora da Mercy For Animals Brasil, Alana Rox; a Especialista em Políticas Alimentares, Renata; a nutricionista Ale Luglio;
a Especialista em Políticas Alimentares,
Mariana.
Ao final, foi apresentado um vídeo realizado pela Mercy For Animals, em que ela dá voz a uma vaca explorada para a produção de leite, e o público de cerca de 200 pessoas ficou bastante tocado. Caso você ainda não tenha assistido, confira abaixo:
Além da programação principal, que incluiu palestras de nutricionistas, médicos, ativistas e outras ONGs como Animal Equality, HSI e Peta, também foram feitas demonstrações culinárias e uma feira com mais de 40 expositores foi montada do lado de fora do hotel – onde os voluntários da Mercy For Animals conversavam com o público, mostravam vídeos de investigações realizadas pela instituição, registravam pessoas interessadas em participar como voluntárias e distribuiam o Guia Vegetariano Gratuito.
Veja alguns momentos que ficarão marcados:
A equipe da Mercy For Animals Brasil marcou presença no VegFest.
Da esquerda para a direita, a Coordenadora de Comunicação da Mercy For Animals Brasil, Aline Baroni; o Coordenador de Voluntários, Gabriel Montenegro; Elton, do Vegan ME; e o Vice-Presidente, Lucas Alvarenga.
A Gerente de Desenvolvimento da Mercy For Animals Brasil, Daniela; Gabriel; e a voluntária Diana.
Aline; a consultora em alimentação vegetariana Bruna; e o voluntário Hélio.
As voluntárias Rosângela e Diana.
Público assiste vídeos no stand da Mercy For Animals Brasil.
A voluntária Rosângela fala com o público no stand da Mercy For Animals Brasil.
O Gerente Global de Políticas Alimentares da Mercy For Animals, Alan.
A advogada da Mercy For Animals Brasil, Natália, e Rosângela.