O atual sistema alimentar centrado na exploração animal e uso intensivo de recursos naturais, é ambientalmente insustentável e pode se tornar impraticável em um futuro próximo, conforme aponta o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Por isso, a indústria alimentícia está repensando suas práticas de produção e estudando medidas ligadas ao desenvolvimento sustentável.
A substituição de ovos por opções vegetais em receitas pode ter um importante impacto na pegada ecológica de uma empresa, além de uma série de vantagens econômicas, como a redução nos custos de produção. O preço dos ovos está sujeito a variações devido a fatores como oferta e demanda e surtos de gripe aviária, já o uso de substitutos pode estabilizar o custo produtivo, pois o preço de ingredientes vegetais são geralmente mais previsíveis.
Embora os ovos estejam presentes em muitas receitas tradicionais, esse ingrediente não atende consumidores com alergias, preocupações com a saúde, meio ambiente e saúde animal. Trocar ovos por opções vegetais na receita pode tornar o alimento mais acessível, e atrair um público maior e mais diversificado.
Flexitarianos
O número de pessoas flexitarianas, vegetarianas e veganas aumenta a cada ano, correspondendo a uma fatia significativa da população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pela IPSOS Brasil para a Mercy For Animals, aproximadamente 42% das pessoas no Brasil limitam ou excluem produtos de origem animal de sua dieta.
Os alimentos de origem vegetal estão em ascensão globalmente. De acordo com o relatório da Verified Market Research, o mercado global de proteínas vegetais deve atingir um valor estimado de cerca de US$14,27 bilhões até 2030.
Nutrição
A substituição de ovos por ingredientes vegetais transforma receitas tradicionais em versões mais saudáveis por inúmeras razões: Produtos de origem animal, como os ovos, podem bioacumular substâncias como agrotóxicos e antibióticos, usados de forma extensiva na criação de galinhas. Ovos também possuem pouca ou nenhuma fibra e um alto conteúdo de colesterol e gorduras saturadas.
Enquanto, as matérias-primas vegetais que substituem os ovos em receitas podem ser ricas em proteínas, aminoácidos essenciais, carboidratos de alta qualidade, fibras probióticas, gorduras poli-insaturadas (incluindo ômega-3 e ômega-6), vitaminas, minerais e compostos fitoquímicos.
Sustentabilidade
A indústria de ovos gera graves impactos ambientais, incluindo alta emissões de gases do efeito estufa, consumo excessivo de recursos naturais, além dos riscos de contaminação da água e do solo, pelos dejetos dos animais e pelo uso intensivo de agrotóxicos e de antibióticos nas fazendas industriais.
Baixe agora “Substitutos para ovos na panificação”
Ingredientes de origem vegetal fornecem uma gama incrível de sabores, texturas, cores e nutrientes. Acesse agora o novo ebook gratuito da MFA “Substitutos para ovos na panificação” para explorar todas essas possibilidades culinárias e vantagens dos produtos vegetais.