O Alimentação Consciente Brasil (ACB) está comemorando 5 anos de existência e atuação no Brasil!
Essa iniciativa da Mercy For Animals faz parte de um movimento global de promoção de saúde e sustentabilidade e, em parceria com instituições do poder público, incentiva o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal.
O programa segue as recomendações de instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU), que apontam a importância de aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e grãos, e reduzir o consumo de carne e derivados de origem animal tanto para a nossa saúde quanto para o meio ambiente.
Saiba mais sobre o trabalho do ACB e seus principais impactos!
Atuação
As instituições parceiras do ACB, como escolas, universidades e restaurantes populares, recebem apoio de chefs e nutricionistas na reformulação do planejamento alimentar e na inclusão de novas opções no cardápio.
Além disso, contam com acompanhamento contínuo da equipe, materiais educativos, palestras com equipe pedagógica, e treinamentos com a equipe de cozinha.
O objetivo dessas ações é dar suporte não apenas na implementação de receitas à base de vegetais, mas também contribuir para o sucesso do novo cardápio e para a adesão a uma alimentação saudável e sustentável.
Principais impactos
O ACB atua desde 2016 em diversos municípios, como Cuiabá, São Gonçalo, Várzea Grande e Pedreira. Atualmente, o programa trabalha com escolas em Niterói, no Rio de Janeiro, em Sinop, no Mato Grosso e em universidades em Minas Gerais.
Nesses 5 anos, os parceiros do ACB serviram mais de 15 milhões de refeições à base de vegetais, alimentando mais de 150 mil pessoas em cerca de 500 instituições ao redor do Brasil.
Com a implantação do programa, as instituições colaboram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ainda poupam recursos naturais e ajudam a preservar o meio ambiente.
Desde o início do programa, as parcerias realizadas já ajudaram a:
- economizar cerca de 150 milhões de litros de água;
- poupar uma área de cultivo equivalente a cerca de 10.000 campos de futebol;
- deixar de emitir cerca de 30 mil toneladas de gases de efeito estufa.
Quer ficar por dentro do programa e ainda ter acesso a receitas e dicas sobre alimentação, saúde e sustentabilidade? Siga o perfil do ACB no Instagram e acompanhe os nossos conteúdos!