7 documentários sobre veganismo, saúde e a indústria da carne, do leite e do ovo

Que tal aproveitar os feriadões de fim de ano para aprender e refletir sobre alimentação, saúde e os impactos da exploração animal para o planeta?

Selecionamos 7 documentários repletos de informações que vão ajudar você a entender desde os benefícios de uma alimentação à base de plantas à saúde até como funciona e quais os impactos da indústria da carne, do leite e dos ovos. 

Ah, e não precisa ter medo de cenas fortes porque tem opções para todos os gostos, tá bem? Confira a seguir!

 

COWSPIRACY (2014)

Direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn

Duração: 1h30

Onde encontrar: Netflix

Com produção executiva do ator Leonardo DiCaprio, o documentário aborda questões ambientais relacionadas à pecuária e como a criação intensiva de animais está destruindo o planeta. Também trata do medo dos órgãos públicos e das organizações ambientais em falar sobre o assunto.

 

DOMINION (2018)

Direção: Chris Delforce

Duração: 2h05

Onde encontrar: YouTube

Gravado com drones e câmeras escondidas, o filme aborda a exploração dos animais em fazendas industriais na Austrália e questiona a moralidade e a validade do domínio da humanidade sobre o reino animal. Joaquin Phoenix, Rooney Mara e Sia participam do documentário.

 

TERRÁQUEOS (2005)

Direção: Shaun Monson

Duração: 1h35

Onde encontrar: Vimeo

Narrado por Joaquin Phoenix e com trilha sonora assinada pelo músico Moby, o documentário expõe o desrespeito dos humanos por todos os outros animais, da indústria de bichos de estimação à alimentação, passando por vestuário e ciência.

 

DIETA DOS GLADIADORESTHE GAME CHANGERS (2018)

Direção: Louie Psihoyos

Duração: 1h25

Onde encontrar: Netflix

Um grupo de elite de atletas e cientistas de renome mundial traz um novo olhar sobre as proteínas e como o desempenho de alto nível é potencializado com uma alimentação à base de plantas. O documentário, que tem entre os produtores o multicampeão da Fórmula-1 Lewis Hamilton, combina demonstrações práticas de como a alimentação influencia nosso corpo e conta a história de sucesso de personalidades como a velocista australiana Morgan Mitchell e o “homem mais forte do mundo”, Patrik Baboumian, passando por Arnold Schwarzenegger e o halterofilista da seleção norte-americana Kendrick Farris. 

 

WHAT THE HEALTH (2017)

Direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn

Duração: 1h32

Onde encontrar: Netflix

Dos produtores de “Cowspiracy”, o documentário investiga o elo entre a alimentação da maior parte da população, as doenças e os ganhos e interesses das indústrias farmacêutica e alimentar.

 

A CARNE É FRACA (2004)

Direção: Denise Gonçalves

Duração: 52 min

Onde encontrar: YouTube

O documentário brasileiro, produzido pelo Instituto Nina Rosa, mostra os efeitos nocivos da produção massiva de carne no Brasil, do desmatamento da Amazônia aos maus-tratos sofridos pelos animais nas fazendas industriais.

 

SEASPIRACY: MAR VERMELHO (2021)

Direção: Ali Tabrizi

Duração: 1h30

Onde encontrar: Netflix

O filme documenta os danos causados pelo ser humano às espécies marinhas e revela uma rede de corrupção global nos oceanos – muito longe do olhar dos consumidores. Também faz um mergulho sobre a indústria da pesca e como o desequilíbrio causado por ela ameaça a saúde das pessoas e o futuro do planeta.