Desde fevereiro de 2017, a Mercy For Animals e outras organizações estavam em negociação com a Cencosud, grupo que opera no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Peru, para conseguir que se comprometessem a eliminar de sua cadeia de suprimentos de ovos uma das piores práticas da indústria alimentícia: o confinamento de galinhas em gaiolas.

Agora, a varejista deu o primeiro passo para ajudar a construir um mundo livre de gaiolas e anunciou o seu compromisso de proibir a comercialização de ovos de galinhas confinadas em gaiolas em todas as suas operações no Brasil!

 

Impactos do compromisso da Cencosud na indústria de ovos

A Cencosud é a 4ª maior varejista do Brasil, tem 202 lojas em oito estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Goiás) e um faturamento de 8,5 bilhões.

Agora, a empresa se junta ao GPA, Grupo Big (ex-Walmart Brasil) e Carrefour nesse importante marco na luta pelos direitos dos animais no país.

O compromisso será realizado em duas etapas:

  • Até 2025, todos os ovos de marcas próprias da Cencosud serão provenientes de sistemas livres de gaiolas;
  • Até 2028, todos os ovos comercializados pelo grupo serão de sistemas livres de gaiolas.

Em sistemas que utilizam as chamadas “gaiolas em bateria”, é comum que as galinhas tenham que viver em espaços superlotados e tão pequenos que impedem que andem e estiquem as suas asas. Frequentemente, elas ficam presas nos aramados e sofrem com machucados e mutilações.

Esse importante compromisso poderá impactar a vida de mais de milhões de galinhas. Isso tudo apenas no Brasil. Imagine quantos animais podem ser impactados se o compromisso for ampliado para todos os países onde a Cencosud opera?

É isso que estamos pedindo à varejista e precisamos da sua ajuda para fortalecer o nosso pedido.

Assine a petição e peça à Cencosud que anuncie esse compromisso para todas as suas operações globalmente! 

E lembre-se que você também pode ajudar deixando os ovos fora do seu prato. Confira 6 receitas veganas com ingredientes que substituem o ovo e veja como é simples cozinhar sem ingredientes de origem animal!