Dia Mundial do Veganismo: saiba tudo sobre essa importante data

O Dia do Veganismo é comemorado em todo o mundo em 1º de novembro. A data comemorativa foi criada em 1994 pelo presidente da The Vegan Society (“A Sociedade Vegana”, em tradução literal), Louise Wallis, para homenagear o aniversário de 50 anos da organização e da criação do termo “vegano”.

O que é e como nasceu a palavra “veganismo”?

Veganismo e vegano vêm de “vegan”, um termo em inglês criado junto com a fundação da The Vegan Society, em Londres, na Inglaterra.

A organização encabeçada em 1944 por Donald Watson foi fundada com o intuito de reunir um grupo de pessoas vegetarianas, que também não consumiam ovos, derivados de leite e outros produtos de origem animal. De acordo com documentos encontrados do primeiro boletim informativo, o grupo começou com apenas 25 inscritos.

 

A primeira ideia foi a de que a The Vegan Society fosse um subgrupo da The Vegetarian Society (“A Sociedade Vegetariana”), também de Londres, criada em 1847 e que propunha uma alimentação sem carne, mas incluindo ovos e derivados de leite.

 

Porém, a The Vegetarian Society negou o espaço e preferiu manter o foco em apenas abolir o consumo de carne. Em novembro de 1944 foi, então, criada uma organização independente.

 

Segundo registros do próprio Donald Watson, o termo “vegano” significa “o começo e o final da palavra ‘vegetariano’”. Apesar da autoria do nome ser atribuída a Watson, ele credita o casal Fay e Allan Henderson, que também são fundadores da Sociedade, pela ideia da palavra.

 

Com o passar dos anos, as definições de veganismo foram alteradas e aperfeiçoadas. Em 1988, foi criada a descrição que é usada até hoje:

“A filosofia e maneira de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Além disso, promove o desenvolvimento e o uso de alternativas que beneficiem os humanos, os animais e o meio ambiente. Em termos dietéticos, denota a prática de dispensar todos os produtos derivados totalmente ou parcialmente de animais”.


Como podemos comemorar o Dia Mundial do Veganismo?

Nessa data, é importante celebrar a alimentação sem ingredientes de origem animal e inspirar outras pessoas a aderirem ao veganismo, a reduzirem o seu consumo de carne ou a experimentarem alimentos vegetais.

Que tal postar ou compartilhar posts para comemorar a data nas suas redes sociais? No Instagram da MFA publicamos um carrossel com as curiosidades sobre a data:

 

Também é comum que restaurantes veganos comemorem a data com descontos e programações especiais e que estabelecimentos não veganos promovam opções sem ingredientes de origem animal. Tem forma melhor de celebrar do que comendo?