Zaffari se compromete a encerrar vendas de ovos de galinhas confinadas em gaiolas

A Rede Zaffari & Bourbon de Supermercados, o maior varejista do Rio Grande do Sul, um dos principais grupos supermercadistas do Brasil e dono também da rede de shoppings Bourbon, acaba de anunciar seu compromisso de banir a comercialização de ovos de galinhas engaioladas.

A rede comunicou que, a partir de 2028, todos os ovos vendidos nas suas 37 lojas físicas distribuídas no Rio Grande do Sul e na cidade de São Paulo (SP), serão provenientes de sistemas livres de gaiolas. O grupo já estava em negociação com ONGs que atuam na causa e o anúncio se deu após o lançamento de uma campanha da Mercy For Animals, uma das maiores organizações do mundo focada na proteção e defesa de animais considerados de consumo.

No Brasil, a horrível prática de confinamento de galinhas em gaiolas, considerada uma das piores causas de sofrimento animal, ainda é amplamente disseminada. Enquanto na natureza uma galinha pode viver de 5 a 8 anos, na indústria de ovos esse animal é mantido em gaiolas minúsculas praticamente durante toda a sua breve vida — cerca de 20 meses. As gaiolas chegam a comportar até 12 aves, impossibilitando as galinhas de andar, esticar suas asas, empoleirar ou expressar outros comportamentos naturais.

Por meio de mudanças em suas políticas, grandes corporações têm o poder de ajudar a transformar a vida de milhões de animais. Nosso departamento de Políticas Corporativas trabalha com grandes e pequenas empresas visando conseguir o comprometimento para banir as práticas cruéis que mais causam sofrimento aos animais, ao mesmo tempo em que inspira empresas a verem os animais como vidas e não apenas máquinas de produção. Ao todo, mais de 100 empresas já anunciaram políticas nesse sentido aqui no Brasil, entre elas McDonald’s, Burger King, Subway, Spoleto, Forno de Minas, Unilever, Danone, Nestlé, entre muitas outras. Em agosto de 2018, o Grupo Carrefour, um dos líderes do varejo no Brasil, tornou-se a primeira rede de supermercados a anunciar o compromisso de não mais comercializar ovos de galinhas confinadas em gaiolas para suas operações brasileiras. Em seguida, o Grupo St. Marché e a Cia Beal de Alimentos, dona das marcas Festval e Beal, também mudaram suas políticas. Mais recentemente, em junho, o Walmart se tornou mais um dos líderes de varejo a impulsionar essa transformação. Agora, a Rede Zaffari & Bourbon de Supermercados se junta a esse movimento e se compromete a parar com a venda ovos de galinhas engaioladas, ajudando a reduzir o sofrimento de milhões de animais.

A Mercy For Animals vai continuar lutando para acabar com as gaiolas na indústria de ovos. Apesar de vários supermercados já estarem anunciando compromissos nesse sentido, o Grupo Pão de Açúcar é um dos que continuam sem uma política que cubra todas as suas operações. A Mercy For Animals possui uma campanha há mais de 2 anos pedindo que o Grupo anuncie este compromisso e esperamos que as novas políticas os incentivem a tomar uma atitude. Saiba mais sobre nossa campanha aqui.

A melhor forma de ajudar as galinhas e outros animais criados para consumo é excluir produtos de origem animal da sua dieta e do seu estilo de vida. Quer uma ajuda para começar? Acesse desafio21diassemcarne.com.br