Como as religiões veem o consumo de carne

Você sabia que algumas religiões sugerem aos seus seguidores que não consumam carne? Para elas, se alimentar de carne está relacionado tanto ao corpo como a mente do indivíduo, por isso, o não consumo influencia na iluminação espiritual, compaixão e amor ao próximo.

Porém, o que essas religiões pregam é diferente do veganismo. As religiões tratam apenas do consumo, enquanto ser vegano abrange outros aspectos e pode ser considerado um estilo de vida. Afinal, é uma escolha feita em prol da saúde, do meio ambiente e, principalmente, contra os maus-tratos animais.

Conheça a visão de algumas religiões em relação ao consumo de carne.

Adventistas

Essa religião é muito conhecido pela adoção de um estilo de vida vegetariano. Para os adventistas, o consumo de carne não é benéfico para a saúde e, por isso, não deve ser mantido. Eles optam por uma alimentação baseada em cereais integrais, frutas, verduras e oleaginosas, e também rejeitam o tabaco, o álcool e as drogas. A educação vegetariana começa desde pequenos, principalmente nas escolas adventistas.

Jainismo

Muito próximo ao Hinduísmo, o Jainismo é uma religião que busca libertação dos laços com o mundo material. Um dos principais princípios é o Ahimsa, que significa a não violência. Assim, os jainistas acreditam que, se respeitarem todas as formas de vida, eles terão uma alma eterna, perfeita e santa. Eles são rigorosamente vegetarianos e adotam um estilo de vida completamente voltado para o desapego. É uma religião que respeita todas as formas de vida. 

Hinduísmo

Os princípios do hinduísmo ensinam a viver de uma forma que provoque o mínimo de dor para outros seres, por isso adotam o vegetarianismo. Porém, como é uma religião que não possui mandamentos, muitos acabam não seguindo essa prática. Seus líderes religiosos permanecem vegetarianos para preservar um alto nível de pureza e consciência espiritual. Além disso, indicam que, para uma prática efetiva de yoga e meditação, é necessário manter o vegetarianismo como uma forma de se aproximar da iluminação espiritual.

Rastafári

Nascida na África, a religião rastafári aposta em um estilo de vida mais natural, principalmente pelo uso de ervas e alimentos puros. A maioria dos rastafáris são vegetarianos e não consomem produtos processados e industrializados. Acreditam também que, quanto menos cozimento, sal e conservantes, melhor o alimento. Assim, eles irão absorver uma maior quantidade de vitamina e proteína.

Hare Krishna

Os Hare Krishna acreditam que a consciência presente no ser humano é parte de um ser divino, por isso, todos os seus atos e pensamentos devem ser uma oferenda a Krishna. Eles praticam uma dieta lacto-vegetariana, como uma forma de oferecer um pensamento mais leve e sem sofrimento.

Judaísmo

Para os judeus, o ato de comer é uma forma de trazer santidade às suas vidas. Porém, é preciso observar as leis do Torá, termo que indica todo ensinamento e lei da religião judaica. Dentre os seus princípios, há a proibição de causar sofrimento aos animais. Entretanto, é permitido que os judeus consumam carne. Algumas espécies são permitidas por Torá, como, por exemplo, as carnes de animais domesticados e herbívoros.

O ato de comer transforma nossas reações, nosso corpo e, principalmente, a nossa mente. Por isso, é importante conhecer mais sobre a influência do consumo de carne nas nossas vidas. Como podemos perceber, por meio das práticas e crenças de diferentes religiões, isso já era abordado antes do surgimento do veganismo.

Se você já está pensando em reduzir o consumo de carne, por que não começar com um desafio? Participe do Desafio 21 Dias Sem Carne e comece a sentir a diferença na sua vida. :)