Muita gente ainda não tem conhecimento sobre o extremo sofrimento das galinhas no cruel processo de produção de ovos na indústria. Imagens expostas por uma investigação da Mercy For Animals no Brasil mostram isso:
Além da extrema crueldade, nesta semana ainda tivemos mais um escândalo envolvendo ovos contaminados com fipronil, um inseticida usado no controle de pulgas, carrapatos e piolhos. O pesticida, considerado “moderadamente perigoso” pela Organização Mundial de Saúde, é proibido para animais explorados para consumo porque pode comprometer, quando ingerido por humanos, o funcionamento do fígado, rins e tireoide. A gravidade do caso foi tamanha que diversas granjas foram imediatamente interditadas na Holanda, Bélgica, Alemanha e França, e os ovos foram tirados do mercado. Já são 17 países atingidos pelo escândalo, que chegou até mesmo a Hong Kong.
Chocante? Não para por aí. Aqui no Brasil, o site Avicultura Industrial não tem constrangimento algum ao explicar como os maus tratos às galinhas levam à infestação de ecoparasitas, que de “eco” não têm nada: “O confinamento na produção de aves resultou no estreitamento do espaço físico com o uso de gaiolas e aumento de animais criados por metro quadrado. Isso torna as gaiolas um meio ideal para proliferação de ectoparasitas, como o chamado ‘piolho de galinha’” (leia a matéria completa).
Uma coisa é certa: o consumo de ovos é completamente desnecessário (clique aqui para saber como substituir o ovo em suas receitas) e, além dos malefícios à saúde das pessoas (você sabia que a gema é a mais concentrada forma de gordura saturada e colesterol?), causa um sofrimento inimaginável às galinhas poedeiras.
Mas temos uma boa notícia! A Mercy For Animals disponibiliza um Guia Vegetariano para download gratuito para quem se convenceu de que comer ovos não é uma boa. Baixe grátis o seu aqui!