“Capital do Ovo”: Investigação expõe a terrível realidade da indústria de ovos em Bastos (SP)

Bastos é uma cidade no interior de São Paulo que ficou conhecida como a “Capital do Ovo” brasileira. O município ganhou essa fama porque lá é produzida a assustadora quantidade de 13,5 milhões de ovos por dia.

Com 79 mil aves a cada km2, a cidade possui a maior densidade de galinhas poedeiras do país. Isso significa que milhões de animais estão confinados em gaiolas minúsculas, onde não conseguem sequer esticar as suas asas.

São galpões e mais galpões repletos de gaiolas empilhadas e lotadas de galinhas. Muitas vezes, elas são submetidas a situações tão precárias que não alcançam água e ração, e dividem o pouco espaço que têm com corpos de outras aves mortas e em decomposição.

Nesses ambientes superlotados, sujos e extremamente estressantes para os animais, são botados aproximadamente 150 ovos por segundo. O espantoso número pode ser considerado motivo de orgulho para as granjas da região, mas ali existe um intenso sofrimento animal. 

O time de investigações da Mercy For Animals sobrevoou a área e teve acesso a galpões de granjas de ovos de Bastos. Assista ao vídeo abaixo e veja o que foi encontrado:

 

Se você quer ajudar a mudar essa triste realidade e fazer a diferença na vida das galinhas exploradas pela indústria de ovos, faça parte do time de Heróis Pelos Animais.