Os casos recentes de exportação de animais vivos causaram comoção entre ativistas e todas as pessoas que amam os animais, especialmente depois que um laudo feito pela veterinária Magda Regina, designada pela Justiça para acompanhar o caso do Porto de Santos, expôs as condições terríveis em que os animais passariam semanas em alto mar dentro do navio Nada.
Depois de uma disputa judicial, o navio foi autorizado a seguir viagem. Mas os maus tratos não acabaram por aí: com apostas de que o Brasil pode se tornar o maior exportador de gado vivo do mundo, navios carregados de vidas têm saído corriqueiramente do Brasil por portos como o de São Sebastião (SP) e Vila do Conde (PA), e o país agora traça planos de aumentar os parceiros comerciais para a exportação de gado.



A articulação e união dos ativistas, com apoio da sociedade civil, já deu mostras de que tem poder de barrar essa atividade e que a Justiça está do nosso lado. A prova disso é que foi necessária interferência do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e do presidente Michel Temer para derrubar diversas decisões judiciais que seguraram o navio Nada em Santos por dias por causa de maus tratos contra animais.
Agora é hora de nos mobilizarmos novamente: a proibição da exportação de animais vivos pode se tornar pauta de debate no Senado Federal. Para isso, contamos com a ajuda de todos: clique aqui e apoie que essa ideia se torne uma Sugestão Legislativa. São necessários 20 mil apoios até o dia 1º de agosto.