Com a maior audiência pública do Grupo Técnico do Gabinete de Transição Presidencial até o momento, Direito Animal é chancelado como pauta emergencial.
A Associação Mercy For Animals Brasil (MFA), afiliada local de uma das mais importantes ONGs de defesa animal no mundo, participou nesta semana da Plenária Aberta dos Direitos Animais, realizada pelo Grupo Técnico do Meio Ambiente do Gabinete de Transição Presidencial.
Com a maior audiência pública do Gabinete de Transição registrada até o presente momento, a plenária chancelou a importância da pauta animal para a manutenção da vida de todos os seres, a partir da divulgação e esclarecimentos de dados científicos.
A convite de Vanessa Negrini, mestre e doutora em Políticas de Comunicação e Cultura e integrante do Grupo de Trabalho da Transição para o Meio Ambiente, Cristina Mendonça, diretora executiva da MFA, participou do evento, ocorrido em Brasília, contribuindo com a pauta Crise Climática e o Desmatamento.
Para Vanessa, o apoio de movimentos sociais, sociedade civil, servidores, gestores e pesquisadores reforçam o tema. “Há uma movimentação política inédita acontecendo neste momento. É a primeira vez na história que temos uma representação formal pelos Direitos Animais num Gabinete de Transição Governamental. Isso é fruto dos esforços concentrados de centenas de entidades, que trabalharam unidas para mostrar a relevância da pauta animal para um mundo mais justo, solidário, saudável, para os seres de todas as espécies”, comenta.
Cristina Mendonça celebra a participação e afirma que a MFA trabalha como um ecossistema que tem como um dos objetivos empoderar os diferentes públicos ligados à organização, a fim de fortalecer o Direito Animal em várias frentes. “Estamos nos estruturando para oferecer, cada vez mais, subsídios para o governo, instituições e sociedade civil. Nos próximos meses, lançaremos oficialmente nosso programa de Litigância Estratégica, que vem preencher uma lacuna no que se refere ao Direito dos Animais explorados para consumo, atuando também junto ao Legislativo. Estamos confiantes com o cenário que se apresenta, mas continuaremos monitorando projetos de leis e propondo iniciativas que envolvam a defesa dos animais e a construção de sistemas alimentares justos e sustentáveis”, finaliza a executiva.
Além da MFA e outras entidades de defesa animal, estiveram presentes na ocasião o ex-ministro Carlos Minc, as ex-ministras Izabella Teixeira e Marina Silva, o relator do Grupo de Transição Pedro Ivo e o presidente da Comissão Jorge Viana.
Confira as pautas apresentadas para a futura administração federal:
FAUNA AQUÁTICA
- Rodrigo Barreto (Biólogo pesqueiro, ex-ICMBio)
- Nathalie Gil (Sea Shepherd Brasil)
FAUNA SILVESTRE
- OPERAÇÕES IBAMA: Roberto Cabral (Biólogo, Ibama / REDE)
- TRÁFICO DE ANIMAIS: Juliana Machado (Bióloga, Freeland)
- IMPORTAÇÃO ANIMAIS: Maurício Forlani (Biólogo, AMPARA SILVESTRE)
- GARIMPO E CONTAMINAÇÃO FAUNA E FLORA: Erich M L
- EXTINÇÃO DE ESPÉCIES: Patrícia Tatemoto (Bióloga, The Donkey Sanctuary)
- SANTUÁRIOS: Sérgio Greif (Biólogo, Santuário dos Gnomos)
FAUNA DOMÉSTICA E MEIO AMBIENTE URBANO
- TRAÇÃO ANIMAL: Bárbara Goloubeff (Veterinária, GARRA)
- MANEJO POPULACIONAL CÃES/GATOS; CED: Vania Nunes (Bióloga, FÓRUM ANIMAL)
- MAUS-TRATOS, TEORIA ELO, ACUMULADORES, ABRIGOS E PROTETORES INDEPENDENTES: Ana Paula de Vasconcelos (Advogada, Adoção São Francisco)
- PLANO CONTINGÊNCIA DESASTRES: Carla Sassi (Veterinária, GRAD)
FAUNA DOMESTICADA E DEVASTAÇÃO AMBIENTAL
- PANDEMIAS E DESMATAMENTO: Allan Silva (Geógrafo, UNICAMP, livro “Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência”)
- CRISE CLIMÁTICA E DESMATAMENTO: Cristina Mendonça (MERCY FOR ANIMALS)
- COMBATE A FOME E MEIO AMBIENTE: Mônica Buava (SVB / PV)
- EXPORTAÇÃO DE GADO VIVO: Frank Alarcon (biólogo, Instituto Luisa Mell / PT)
- PL AUTOCONTROLE: Carla Lettieri (Advogada, Animal Equality)
EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO
- EDUCAÇÃO ANIMALISTA: Cris Torres (Movimento Baiano pelos Direitos Animais)
- EDUCAÇÃO ANIMALISTA: Bruna Borba com sua filha Agatha Borba, que aos 7 anos escreveu o livro “Eu Gosto dos Animais”
- NORMAS/CODIGO: Paulo Maiorka (Veterinário, USP), Arthur Henrique de Pontes Regis (Sociedade Brasília de Bioética)
- SECRETARIA, CONAPRA, SINAPRA: Alexander Biondo (Veterinário, UFPR)
- VOTO ANIMAL: Guilherme (FALA)
A plenária foi gravada e poderá ser acompanhada por meio deste link.
Sobre a MFA no Brasil
No Brasil desde 2015, a Mercy For Animals se consolidou como uma das mais importantes ONGs de proteção animal do país. Com a visão de construir um mundo em que os animais sejam respeitados, protegidos e livres para perseguirem seus próprios interesses, trabalha para erradicar a indústria de criação de animais para consumo, fomentando um sistema alimentar justo e sustentável para todos os seres.
Conheça mais sobre a MFA no site ou em seus canais digitais