Investigação “Abate Brutal” é destaque no jornal O Globo

A Investigação “Abate Brutal” realizada pela Mercy For Animals em quatro  abatedouros municipais no Brasil foi destaque no jornal O Globo. A reportagem da jornalista Maíra Rubim destaca como na investigação há registros de prováveis violações às normas de abate humanitário estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. 

As instruções de abate humanitário orientam que a construção, instalações e os equipamentos dos estabelecimentos de abate, bem como o seu funcionamento devem poupar aos animais qualquer excitação, dor ou sofrimento; e que não é permitido manejar os animais de forma truculenta antes ou durante o abate.  Cenas opostas foram documentadas pela MFA. 

 

“O trabalho de campo da organização se deu entre março e abril do ano passado nos municípios de Caicó e Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, e Quixeramobim, Pentecoste e Pacoti, no Ceará. As práticas denunciadas pela MFA violam instruções normativas do Ministério da Agricultura, que desde 2000 impõe o chamado Abate Humanitário […],” detalha a jornalista. 

 

A investigação tem como objetivo mostrar as condições sofridas pelos animais em abatedouros municipais. Confira a reportagem completa do jornal O Globo 

 

Assine a petição da Mercy For Animals para que o Congresso Nacional proíba o abate com marreta e outros métodos considerados cruéis em todo território nacional.