De acordo com matéria divulgada no The Guardian, o governo chinês planeja para cortar 50% do consumo de carne no país. Apesar de a motivação não ser o sofrimento animal e sim promover uma redução drástica na emissão de gases de efeito estufa, a medida também reduzirá enormemente a quantidade de animais vítimas de exploração no mundo.
Para realizar o vídeo da campanha por uma alimentação mais saudável e sustentável com o incentivo à redução no conumo de carne, o governo chinês chamou ninguém menos que Arnold Schwarzenegger e James Cameron, respectivamente ator e diretor de “O Exterminador do Futuro”. Vegano desde 2012, Cameron é categórico: “é impossível ser ambientalista e (continuar a) comer carne” (leia mais aqui).
‘’Ao promover uma redução de 50% no consumo de carne no país, a China não só viabiliza um impacto positivo enorme na saúde pública como também assume posição de liderança no sentido de reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa e alcançar as metas traçadas no Acordo de Paris (…) A pecuária emite mais gases de efeito estufa que todos os meios de transporte do mundo juntos. Reduzir o consumo de carne é fundamental se quisermos limitar o aumento da temperatura global a 2 graus Celsius.’’ – afirmou James Cameron.
Num país que responde sozinho por 50% do consumo mundial de porcos, o sucesso do plano do governo chinês pode culminar no maior impacto do planeta no que diz respeito à quantidade de animais salvos a partir de uma única mudança.