Você sabe qual é a diferença entre zoológico e santuário de animais?

Por mais que os dois existam para abrigar animais, zoológicos e santuários têm visões e formas diferentes de acolhimento e cuidado. Enquanto um existe com a finalidade de suprir uma curiosidade e viabilizar pesquisas, o outro visa cuidar e reintegrar animais resgatados.

Conheça as principais diferenças entre eles.

Zoológicos

Os zoológicos são instituições que mantêm animais selvagens em cativeiro para exibição pública, com a finalidade de educação ambiental. Além disso, essas instituições atuam em frentes de conservação das espécies e pesquisa sobre biologia, fisiologia e comportamento animal, voltadas para sustentabilidade da fauna.

Porém, segundo uma pesquisa feita em 2016 pelo IBAMA, dos 111 zoológicos existentes no Brasil, 77 eram inadequados. Dentre os principais problemas, foram destacados: 
  • remédios fora da validade;
  • desnutrição de animais;
  • contato recorrente com animais domésticos;
  • morte precoce de espécies;
  • poluição sonora e superlotação.
Além de serem mantidos em cativeiro e retirados de seu habitat, os animais perdem o direito à liberdade e são obrigados a ver o mundo de um espaço limitado em estruturas precárias.

Contudo, é muito comum que os zoológicos sejam vistos como locais de lazer. Muitas pessoas cresceram frequentando, conhecendo e estudando sobre as diferentes espécies mantidas nesses ambientes. Afinal, o zoológico era a única forma que o público tinha para conhecer animais tão exóticos.

No entanto, é preciso repensar se esse tipo de passeio é realmente necessário atualmente. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de outros centros de integração animal, é possível conhecer sem ferir a liberdade desse seres.

Santuários

Santuários são locais sem fins lucrativos onde animais são reabilitados após serem vítimas de maus-tratos e exploração em circos ou no tráfico. Eles são tratados e, na maioria dos casos, reintroduzidos na natureza.

Diferentemente de zoológicos, os animais não são expostos e não ficam presos. Uma das características principais dos santuários é a criação de um habitat no qual os animais se sintam na natureza. O objetivo é que, ao final da reabilitação, o animal consiga conviver no ambiente externo de uma maneira mais natural e saudável.

No entanto, também existem problemas nos santuários. Por terem mais liberdade, os animais resgatados podem não se adaptar aos cuidados e reagirem de forma agressiva. Por isso é tão importante respeitar a abordagem de cada local.

Um dos santuários mais conhecidos na região Sudeste é o Vale da Rainha. Localizado em Minas Gerais, ele foi idealizado pelo casal de ativistas Patrícia Favano e Vitor Favano. O local não só acolhe esses animais, mas também investe em um trabalho de tratamento emocional. Dentre os métodos adotados, estão as conversas e o uso da comunicação corporal.

Reintegrar animais vai muito além de tratar cuidados físicos. É preciso entender todo o trauma para que eles possam viver uma vida digna e justa. Para arrecadar fundos e manter suas atividades, o santuário realiza alguns eventos de conscientização e educação. Saiba mais na página do Facebook do Vale da Rainha.

Você sabia que, além de evitar zoológicos e incentivar o trabalho dos santuários, existem outras maneiras de ajudar os animais? Uma delas é a mudança de hábitos alimentares! Confira o Desafio 21 Dias sem Carne e saiba mais!