Veja como você pode incentivar a inclusão de pratos veganos nos restaurantes

Todo dia vemos mais restaurantes acrescentando opções veganas em seus cardápios, se tornando veganos ou até mesmo nascendo 100% veganos. Isso é resultado da mudança dos hábitos alimentares das pessoas, que estão buscando, cada vez mais, uma alimentação sem produtos de origem animal para cuidar da saúde, reduzir o impacto no meio ambiente e/ou ajudar os animais.

Independentemente do motivo, o fato é que os restaurantes estão de olho na necessidade de se adaptar à nova realidade para atender essa demanda crescente e deixar seus clientes satisfeitos. Por isso, a boa notícia é que, na maioria dos restaurantes, você vai encontrar cozinheiros dispostos a flexibilizar seus menus!

Veja abaixo como encontrar pratos veganos em restaurantes, mesmo nos que não estão focados no público vegetariano e vegano!

Restaurantes com nova opção vegana no menu
Não tem nada melhor do que conhecer um restaurante novo e descobrir que ele tem uma opção vegana no menu. E voltar em um restaurante que você gostava e perceber que eles adicionaram um prato vegano no cardápio? Com certeza a felicidade transborda! Melhor ainda é descobrir que um restaurante, além de tomar a iniciativa de incluir um prato vegano, sinalizou isso para seus clientes. Afinal, esse anúncio facilita a vida de todos e atrai um número maior de pessoas.Caso você se depare com essa situação, que tal aproveitar para comunicar que você está pedindo esse prato justamente porque ele é vegano? Assim você estará incentivando a manutenção da opção vegana! 

Estabelecimentos sem nenhuma opção vegana no cardápio
Se o restaurante que você escolheu não tiver um prato vegano indicado no menu, não desanime! Muitas vezes, você encontrará uma opção ao olhar as descrições dos pratos. Mesmo que o prato não tenha o nome “vegano”, seus ingredientes podem ser 100% de origem vegetal. Nesse caso, se encontrar alguma opção que pareça vegana, basta perguntar ao garçom se aquela receita realmente não contém nenhum produto de origem animal, principalmente aqueles que não costumam estar listados, como ovo, leite animal ou manteiga. Se o garçom não souber, ele poderá conferir essa informação com um cozinheiro e já lhe retornar com a resposta!

Restaurantes com opções que podem ser adaptadas 
Por outro lado, se realmente não houver nenhuma opção já pensada pelo restaurante, basta pedir que adaptem um prato já existente. Você pode pedir para substituir a manteiga por azeite de oliva ou para preparar sua refeição sem o queijo.Você também pode deixar o cozinheiro usar sua criatividade na cozinha e surpreender você com um prato vegano novinho em folha! O resultado costuma ser impressionante, tanto para você quanto para a pessoa que cozinha. Pode ser um jeito de mostrar para aquele restaurante uma nova e fácil maneira de preparar uma comida saudável e gostosa!

Reconheça e elogie os restaurantes com opções veganas
Encontrou um restaurante que criou uma opção vegana, adaptou um prato ou se dispôs a atender o seu pedido? Então não se esqueça de parabenizar os responsáveis!Isso faz com que as pessoas se sintam reconhecidas pelo empenho, além de incentivar a equipe a agradar outros clientes com o mesmo pedido. Esse reconhecimento pode, inclusive, levar o restaurante a colocar os pratos elogiados como opção fixa no cardápio!

E os restaurantes que ainda não se adaptaram ao novo mundo?
Agora, se um restaurante se recusar a atender o seu pedido de preparar uma refeição vegana, ou se não tiver ingredientes de origem vegetal para isso (o que é raro), faça um esforcinho para não se chatear com as pessoas. Provavelmente, elas ainda não tiveram acesso às mesmas informações que você ou ainda não aprofundaram esse conhecimento.

Aproveite a oportunidade para gerar mudança!
Pense que você poderá ser aquela pessoa responsável pela mudança! Veja a situação como uma oportunidade para introduzir o assunto, além de uma chance de explicar os benefícios dessa escolha para a saúde, o meio ambiente, os animais e o próprio restaurante (que, assim, atrairá uma clientela ainda maior).

Mostre esse caminho com paciência, gentileza e amor. Plante uma sementinha na mente de cada pessoa que o ouvir. Quem sabe, na sua próxima ida a esse restaurante, você já não encontrará uma opção vegana esperando deliciosamente por você?

Às vezes, os estabelecimentos só precisam de um empurrãozinho para lançar pratos veganos. Então, aproveite para recomendar o nosso Guia Vegetariano GRATUITO!