Merendeiras de Niterói recebem treinamento para substituírem alimentos de origem animal

Em parceria com o Programa Alimentação Consciente Brasil, de 15 a 19 de julho, novas merendeiras das escolas da rede municipal de Niterói (RJ) foram capacitadas para elaborar receitas exclusivamente de origem vegetal, que fazem parte do cardápio das quartas-feiras da iniciativa, que acontece há mais de um ano.

A proposta da ação realizada foi conscientizar sobre a importância do projeto, levando informações sobre saúde, sustentabilidade e impacto ambiental positivo. O objetivo da parceria com os municípios é substituir 20% dos alimentos de origem animal por alternativas vegetais, como cereais, leguminosas, verduras, hortaliças e frutas, aumentando a diversidade de alimentos na merenda e incentivando o consumo desses alimentos pelas crianças e adolescentes.

O primeiro dia de atividades iniciou-se com uma palestra no auditório da Fundação Municipal de Educação. Na ocasião, foi lançado o vídeo ensinando o passo a passo de três opções de leites e cremes de leite vegetais, criados especialmente para servir como material de consulta para a elaboração das receitas no dia a dia.

Foto: Alimentação Consciente Brasil

Nos dias seguintes da programação, as receitas de leites de arroz, aveia e inhame foram repassadas presencialmente junto a mais de 90 merendeiras da rede. Além disso, foram ensinadas preparações de feijoada com legumes, estrogonofe de legumes, chilli e tutu de feijão, vitamina de banana com leite de inhame, vitamina de banana e mamão com leite de arroz, creme de abacate e patê de feijão com beterraba.

“As merendeiras ficaram muito animadas com a capacitação e disseram que adorariam ter mais oportunidades como esta. Ao final do treinamento, todas puderam provar as preparações e gostaram das receitas”, comenta Thayana Oliveira, especialista em implantação de Políticas Alimentares.

Para saber mais sobre o Alimentação Consciente Brasil, acesse aqui o site do programa.