22 músicos veganos que vão te inspirar a ser um rockstar pelos animais

Antes de começar a ler, aperta o play nessa lista incrível de músicos veganos que nós fizemos especialmente para celebrar esses artistas que são rockstars também pelos animais.


1. Bill Ward e Geezer Butler, do Black Sabbath


Dois dos quatro membros da lendária banda de heavy metal Black Sabbath são veganos: o baterista Bill Ward e o baixista Geezer Butler. Ward teve um ataque cardíaco há cerca de 20 anos e seu médico disse que sua dieta pode ter ajudado a salvar sua vida. “Todos os anos, quando eu recebo meus exames de saúde, eles estão cada vez melhores. Eu tenho 61 anos, mas os meus níveis de colesterol são realmente bons”, revelou. Já Butler cresceu sem praticamente comer carne e decidiu continuar assim por amor aos animais — ele frequentemente resgata cachorros de rua, é bem ativo em campanhas e dá jantares para mostrar como comidas sem nada de origem animal podem ser deliciosas.

2. Phil Collen, do Def Leppard


Ele já era ovo-lacto-vegetariano desde os anos 80, quando poucas pessoas (especialmente homens em bandas de rock) seguiam essa dieta e havia ainda muito preconceito, e se tornou vegano há sete. “Há 32 anos (atualmente, 35 anos), me tornei vegetariano. Eu sempre achei um pouco estranho comer animais mortos mesmo que meus pais dissessem que era normal. Mas eu vi ‘O Massacre da Serra Elétrica’ e isso me transformou. No filme, eles fazem com as pessoas a mesma coisa que com os animais, então eu gradualmente parei de comer carne… A coisa da saúde veio bem depois. Virei vegano há quatro anos, e foi a melhor decisão para a minha saúde”, disse.

3. Tony Kanal, do No Doubt e Dreamcar


Kanal, conhecido como baixista do No Doubt, e atualmente também à frente da banda Dreamcar, é vegano e super engajado. Ele decidiu parar de consumir produtos de origem animal em 2002, após uma turnê com o No Doubt pelo interior da Inglaterra, em que a banda parou na estrada para esticar as pernas e algumas vacas que pastavam nas proximidades vieram “fazer amizade”. Alguém da equipe comentou que eles poderiam comê-las mais tarde, o que fez com que Kanal tivesse um momento de reflexão e, logo depois, se tornou ovo-lacto e vegano. “A maior mudança é que eu me sinto incrível em relação a minhas escolhas. Todo dia eu escolho viver em um lugar cheio de compaixão e empatia. Dessa forma eu vivo de acordo com meus valores”, contou à revista Compassionate Living, da Mercy For Animals.

4. Travis Barker, do Blink 182


Além de nenhum dos três integrantes da banda comer carne e flertarem com o veganismo, o baterista Travis Barker é um super ativistas pelos animais! Barker se tornou ovo-lacto-vegetariano aos 15 anos de idade, e vegano há cerca de 10 anos, depois de um acidente de avião. Ele até mesmo é investidor em um famoso restaurante vegano localizado em Los Angeles, o Crossroads, e até sua filha é vegana. “Os animais são criaturas incríveis e muitas vezes os tratamos como produtos, quer seja como alimentos, laticínios, couro ou elefantes em circos. Por vezes eles não são tratados como seres sensíveis, e sim como produtos, e isso me deixa muito desapontado”, disse o vocalista Marc Hoppus à Revista Forbes.

5. Rob Zombie


Famoso por sua banda White Zombie, quem ouve suas músicas sobre morte mal consegue imaginar que ele é uma super voz pela vida dos animais! Ele se tornou ovo-lacto-vegetariano em 1982, após assistir um vídeo sobre abatedouros, e posteriormente vegano. Hoje, ele fala constantemente sobre o assunto, levando informação a seus seguidores nas redes sociais. “Assassinar alguém nunca será humanitário. Claro que uma morte rápida é melhor que uma lenta e dolorosa, mas tenho certeza que qualquer animal preferiria só viver sua vida tranquilamente”, disse.


6. João Gordo, do Ratos de Porão


Vegetariano há 14 anos e vegano há dois, João Gordo é um dos maiores nomes do punk brasileiro, além de apresentador de TV e, recentemente, youtuber! Sim, ele tem um canal no Youtube onde mostra receitas sem nada de origem animal. Agora, se você quer experimentar algumas dessas comidinhas sem ter que cozinhar, basta ir em seu restaurante, o Central Panelaço, em São Paulo, e experimentar versões veganas de clássicos brasileiros como feijoada e moqueca.

7. Alison Mosshart – The Kills


Além de linda e super cool, Alison Mosshart, a vocalista do The Kills, é vegana! Deve ser fácil quando seu irmão é um chef vegano e faz várias delícias, né? Para quem não sabe, o irmão dela é Matthew Mosshart, que era noivo de Kelly Osbourne, que por sua vez é filha de Ozzy Osbourne, colega de banda dos veganos Bill Ward e Geezer Butler do Black Sabbath. Será que eles jantam juntos de vez em quando?

8. Tim Commerford, do Rage Against the Machine


Tim é baixista do Rage Against the Machine e ex-membro do Audioslave, tendo criado algumas das mais marcantes linhas de baixo da história do rock. Dado o perfil ativista do Rage Against, cujos membros sempre se manifestam criticando diversas políticas internas e externas dos Estados Unidos, não é de se surpreender que a questão animal também seja uma de suas pautas. O vocalista Zack De La Rocha e o guitarrista Tom Morello são ovo-lacto-vegetarianos.

9. Rodrigo Lima, do Dead Fish


Ele se tornou ovo-lacto-vegetariano aos 17 anos, a princípio por causa da saúde, mas depois começou a ler sobre como cortar o consumo de carne era benéfico para o meio ambiente e uma solução para a fome no mundo. Com a informação veio também a vontade de se tornar vegano. “Hoje, para mim, é uma questão ética. No meu ponto de vista, não é nada ético, nem inteligente, comer bichos e seus derivados. Para mim, é parte de uma postura política, é parte de uma revolução em andamento diariamente e isso me traz muito mais otimismo. Enfim, não tenho dúvidas de que fiz escolhas que me tornaram um ser humano melhor e isso me dá força e autoestima para dizer não ao senso comum. Tenho a clara certeza que estou do lado certo com minhas escolhas de vida”, disse à Sociedade Vegetariana Brasileira, em entrevista.

10. Doyle, do Misfits


Quem vê cara não vê coração! A julgar pela maquiagem, músculos e cara de mau, nunca imaginaríamos que Doyle Wolfgang von Frankenstein é vegano desde 2013. Muito menos que ele tomou a decisão por influência de sua namorada — não é fofo? Ele conta que, logo que se conheceram, eles estavam no aeroporto tentando encontrar algo para ela comer, sem sucesso, ao que ela disse: “Se não encontrarmos nada para mim, vamos procurar algo para você então”. Mas ele não quis: “Eu nunca vou comer na sua frente algo que te desrespeite ou que te incomode”. “Ela foi me falando sobre o veganismo em nossa primeira conversa, e na verdade foi isso que fez eu me apaixonar por ela”, revelou. Depois, bastou roubar algumas garfadas de comidas veganas para ele ver como são deliciosas! Moral da história? Encontre um mozão como Doyle!

11. Alissa White-Gluz, do Arch Enemy


Alissa, a namorada do Doyle aí de cima, é ninguém menos que a vocalista do Arch Enemy. Ela foi criada como ovo-lacto-vegetariana e se tornou vegana em 1998 por descobrir como os animais são tratados na indústria. “Eu vivo minha vida sem hipocrisia. Minhas ações refletem minhas crenças. Eu honestamente AMO animais. Sou fascinada por eles e o simples fato deles existirem me deixa feliz. Não preciso sentir culpa ao me alimentar, eu posso ter minha consciência limpa enquanto aproveito a vida”, disse, em entrevista. Curiosamente, a vocalista que precedeu Alissa, Angela Gossow, também é vegana!

12. Nick Zinner, do Yeah Yeah Yeahs


O guitarrista da banda novaiorquina Yeah Yeah Yeahs é, também, um vegano engajado na causa animal! Ele é ovo-lacto-vegetariano há cerca de 22 anos e vegano há 11. A decisão veio por motivos éticos e também por sentir que seu corpo funcionava melhor sem produtos de origem animal.

13. Alan Donohoe, do The Rakes


Não basta ser vegano, tem que compartilhar links falando que evitar carne e laticínios é de longe a melhor forma de reduzir nosso impacto ambiental no planeta. Pois o Alan Donohoe, vocalista da banda inglesa de indie rock The Rakes, faz seu dever direitinho: ele, que é vegano desde o ano 2000, constantemente divulga informações a respeito da crueldade e insustentabilidade da produção de animais.


14. Andy Hurley, do Fall Out Boy


O baterista da banda Fall Out Boy se tornou vegano em 1996, quando as opções ainda eram bastante escassas. Ele tomou essa decisão influenciado por uma banda que ouvia na época, chamada Earth Crisis, conhecida por apoiar o movimento de direitos animais, promovendo um estilo de vida vegano e straight edge, além de outros debates de cunho social e político. “O veganismo, se eu pretendia ser uma pessoa compassiva, foi uma escolha essencial a fazer. Minha compaixão não poderia ser limitada apenas a outros seres humanos. Adicione a isso os impactos ambientais de uma dieta com produtos de origem animal, e eu percebi como estamos intrinsecamente ligados à teia da vida e a este planeta como um todo”, disse.

14. Bryan Adams


O cantor canadense tirou produtos de origem animal de sua alimentação há nada menos que 30 anos por motivos de saúde! Desde então, ele tem sido ferrenho defensor desse estilo de vida, especialmente agora, com as redes sociais. “É ótimo ver que a mudança está acontecendo com as pessoas aderindo a uma dieta vegetariana, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Se você quer ver sua saúde melhorar e se você se importa com o planeta, torne-se vegano! PS: você não pode ser um ambientalista de verdade se come animais”, disse em seu Facebook em dezembro do ano passado.


16. David Desrosiers, do Simple Plan


David decidiu aderir ao veganismo após assistir o documentário Terráqueos há três anos e, do dia para a noite, parou de consumir todos os produtos de origem animal. “Uma vez que você vê tudo isso, você não consegue esquecer”, afirma. Em uma entrevista dada à Sociedade Protetora dos Animais de Montreal, durante uma visita super fofa aos animais resgatados por eles, ele lembra que as pessoas próximas reagiram muito bem à notícia e que ele até mesmo tem influenciado positivamente os hábitos alimentares de sua família.

17. John Robb, do The Membranes


Vegano há 11 anos por causa dos animais, e para ter controle sobre sua vida ao invés de só fazer o que é esperado, ele é gente como a gente: gosta de arroz integral, vegetais cozidos no vapor e tofu grelhado. “Sou mais forte que a maior parte das pessoas que frequenta minha academia e quando conto sobre minha alimentação ninguém acredita”, diverte-se.

18. Tim McIlrath e Joe Principe, do Rise Against


Tanto Tim, o vocalista e guitarrista, quanto Joe, o baixista, são veganos. A banda de hardcore é conhecida por suas músicas com crítica social, e não poderia deixar de fora a questão dos animais.”Eu nunca forçaria alguém a ser vegano ou empurraria qualquer uma de minhas visões. Estou aqui para apresentar fatos e deixar que as pessoas tirem suas conclusões. Foi assim que eu me tornei ovo-lacto-vegetariano há mais de 20 anos; eu não me tornei vegano imediatamente, mas passei anos matutando sobre o assunto”, disse Joe, em uma entrevista recente.

19. Fred Mascherino, do Taking Back Sunday e Terrible Things


Não apenas Fred é vegano desde 1996, mas ele também é um ambientalista engajado! Ele até mesmo tem um carro movido a óleo vegetal que sobra de um restaurante chinês! “Tornar-se vegano é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer pelo meio ambiente. Usar menos, comprar menos e comer menos é a ideia. É sempre um processo, mas um dia o mundo vai agradecer”, disse.

20. Mickey Madden, do Maroon 5


O baixista do Maroon 5, Mickey Madden, se diz um apaixonado por animais — e, sendo assim, nada mais coerente do que ele ser vegano! O impressionante é saber que ele se tornou vegano no ano 2000, depois de ler obras de autores como Peter Singer e Eric Schlosser. Ou seja, ele é realmente engajado no assunto e faz questão de falar pelos animais sempre que pode! “Todos os motivos que alguém teria para se tornar vegan definitivamente se aplicam a mim. Você sabe, o argumento ambiental, o argumento da saúde – para mim, pessoalmente, me sinto muito mais saudável como um vegan. Mas acho que o principal motivo de ser vegan é um motivo de direitos dos animais. Para mim foi uma mudança de consciência, que eu não poderia voltar atrás. A ideia de comer um outro animal se tornou realmente repugnante para mim”, revelou, em entrevista.

21. Davey Havok, do AFI e Dreamcar


Assim como diversos outros músicos, Davey foi influenciado pelo estilo de vida straight edge a se tornar vegano. Ele já era ovo-lacto-vegetariano dois anos antes de fazer a transição. “Foi realmente a cena hardcore que me influenciou a me tornar ovo-lacto, inicialmente, e depois me educou sobre questões de saúde e da crueldade animal”, revela.

22. Robin Pecknold, do Fleet Foxes


O veganismo está muito bem representado pelo punk e metal, mas Pecknold vem para somar ao time do indie rock.

Quer ser um rockstar pelos animais assim como esses músicos? Clica aqui e saiba como começar.