2019 começa com recorde: maior número da história a participar do Veganuary

O Veganuary é um projeto que estimula as pessoas a darem uma chance pro veganismo em janeiro, já que estamos muito animados com as metas de Ano Novo. Ele foi lançado em 2014, ano em que, até ano passado, tinha sido o mais popular da sua história; mas 2019 começou com um recorde de 250.000 participantes pelo mundo!

Aqui no Brasil, o Veganuary foi lançado em parceria com o Fórum Animal. Jéssika Oliveira, coordenadora no Brasil da Vegan Campaigns, organização responsável pelo Veganuary, ficou muito feliz quando viu a notícia:
“O veganismo não é sobre perder nada, mas sim sobre ganhar, e esse resultado mostra a quantidade de gente percebendo isso. No Brasil, há muitas pessoas dispostas a experimentarem o veganismo e vemos até celebridades – como a Anitta – fazendo isso. Por essa razão estamos trazendo para o país nossa nova e grande campanha. Esperamos que ela ajude muitos brasileiros a experimentarem o veganismo e que os resultados dela sejam ainda maiores que o do Veganuary.”
A organização acredita que o número de promessas veganas para 2019 excedeu a marca dos quatro anos anteriores combinados, provando que o veganismo está se tornando um movimento forte e ganhando notoriedade pelo mundo. Segundo as pesquisas, 6 em cada 10 pessoas que aceitam o “juramento” do Veganuary planejam se manter veganos.

Rich Hardy, chefe de campanhas no Veganuary, explica que:
"Com um quarto de milhão de participantes este ano, Veganuary está terminando em uma alta de todos os tempos. Eu acho que o Veganuary atingiu a massa crítica agora – a vida vegana está crescendo; está aqui para ficar, faz parte da conversa nacional e tem credibilidade. Essa é uma ótima notícia para as pessoas, animais e o planeta. ”
Já estávamos vendo que o veganismo era tendência para 2019, pois vários restaurantes pelo mundo estão percebendo que a demanda por produtos sem ingredientes de origem animal vai crescendo, não só em janeiro, e começaram a assumir um compromisso oficial de contribuir com mais opções pros novos veganos.

A Forbes, maior revista de negócios do mundo, começou o ano apostando em carne vegetal e a IstoÉ Dinheiro colocou como capa a “Revolução Vegana” que vai movimentar o mercado mundial. As grandes empresas estão também criando mais opções que entrarão nas prateleiras dos mercados e aumentando o incentivo para que mais pessoas reduzam o consumo de produtos de origem animal. Recentemente, a Danone lançou novas linhas de iogurte e leite veganos e a Nestlé precisou dar um retorno rápido e já avisou que vai lançar hambúrguer vegano e leite vegetal.

Se não começou em janeiro, mas ainda quer acrescentar o veganismo na sua lista de desejos de Ano Novo, pode assistir à nossa série de vídeos gratuitos: MetaVeg.