EscolhaVeg.com.br Loja [email protected]

Perguntas Frequentes do Movimento Vegano

O que é a Mercy For Animals?

A Mercy For Animals é uma organização sem fins lucrativos focada na proteção de animais explorados para consumo, que representam mais de 99% de todos os animais que sofrem pelas mãos humanas. Nossa sede se encontra em Los Angeles, nos Estados Unidos, mas também temos escritórios no Brasil, Canadá, México (que representa toda a América Latina de língua espanhola), Índia e China.

Como a Mercy For Animals capta recursos?

Como uma organização sem fins lucrativos, praticamente todas as doações vêm de apoiadores individuais ou fundações filantrópicas. Menos de 3% de todas as doações vêm de empresas, e a Mercy For Animals tem e sempre teve como política nunca aceitar doações provenientes de exploração animal.

Como a Mercy For Animals investe seus recursos?

A Mercy For Animals busca atuar por meio de programas que irão poupar mais vidas e reduzir o máximo de sofrimento para a maior quantidade de animais possível com cada centavo investido.

Em 2017, nosso investimento foi destinado da seguinte forma aos nossos departamentos:

  • Campanhas de educação pró-veganismo: 34%
  • Investigações secretas: 11%
  • Esforços de arrecadação: 6%
  • Campanhas corporativas e governamentais: 22%
  • Trabalhos jurídicos e legislativos: 7%
  • Administrativo: 20%

Quais são as áreas de atuação da ONG?

Nós temos 4 principais áreas de atuação:

  1. Impacto Social: Promovendo o veganismo em larga escala, oferecendo plataformas para facilitar a transição alimentar para o vegetarianismo estrito (como o site EscolhaVeg, o Guia Vegetariano gratuito e o Suporte Vegetariano por chat, WhatsApp e outros) e ajudando a criar um movimento mais sólido e estruturado a partir de um programa de voluntários.
  2. Relacionamento Corporativo e Governamental: Nesse departamento, temos duas frentes de atuação: 1) Buscar reduzir ao máximo o sofrimento animal ao eliminar algumas das piores práticas da indústria como as gaiolas em bateria, as celas de gestação e outras, enquanto ainda não é possível fazer com que essas empresas sejam veganas; e 2) Implementar o nosso programa de Políticas Alimentares para reduzir em larga escala o consumo de produtos de origem animal em grandes instituições públicas e privadas. Quanto menos produtos de origem animal forem consumidos, menos animais são criados, explorados e mortos para alimentação.
  3. Investigações: Expondo a realidade nua e crua da exploração animal em fazendas, granjas e abatedouros.
  4. Legislativo: Atuando no âmbito da lei para progredir com os direitos que podem proteger, cada vez mais, os animais na indústria de alimentos.

Quem pode ser voluntário da Mercy For Animals?

Qualquer pessoa pode ser voluntária da Mercy For Animals. Todo voluntário passa por uma capacitação para entender sobre a MFA, estratégias, projetos e ações e também para tirar qualquer dúvida sobre a ONG. Após ser capacitado, o voluntário começa a atuar ativamente pela Mercy For Animals através da distribuição de livretos gratuitos pró-veganismo e/ou em ações online para ajudar os animais.

Se você quer se juntar ao nosso grande time de heróis, clique aqui.

Todos os membros da MFA são voluntários? Existem cargos remunerados?

A Mercy For Animals possui cargos remunerados (com pessoas que dedicam 100% do seu tempo para o trabalho da MFA) e cargos voluntários. A Mercy For Animals no Brasil possui 21 funcionários contratados (todos veganos) e um programa de voluntários com mais de 100 líderes voluntários espalhados pelo país que capacitam e inspiram milhares de voluntários a promover o veganismo em suas cidades.

A Mercy For Animals é uma organização vegana?

Sim. A Mercy For Animals tem como objetivo um futuro com um mundo vegano, no qual nenhum animal seja explorado ou abatido. Nós sempre promovemos uma alimentação vegetariana estrita para todos. Nossos conteúdos pró-veganismo nas mídias sociais no Brasil são vistos cerca de meio bilhão de vezes por ano e mais de 1,5 milhão de pessoas já baixaram o nosso Guia Vegetariano Gratuito, um material voltado para quem busca se tornar vegetariano estrito.

A Mercy For Animals é a favor de abate humanitário?

Jamais. A Mercy For Animals é uma organização vegana e, portanto, contra qualquer tipo de exploração animal ou de abate. A Mercy For Animals promove apenas uma alimentação vegetariana estrita. Há quase 20 anos nós esclarecemos milhões de pessoas em nossas mídias sociais, blog e outros materiais que “ovos de galinhas livres de gaiolas” ou “selos humanitários” continuam causando um enorme sofrimento aos animais e que a única forma de acabar com todo esse sofrimento desnecessário é com uma alimentação vegetariana estrita. Todos os nossos materiais, seja nas mídias sociais, sites ou materiais institucionais, promovem sempre o vegetarianismo estrito e o veganismo como estilo de vida. O consumo de qualquer tipo de produto de origem animal nunca foi e nunca será promovido em qualquer um de nossos materiais ou ações.

A Mercy For Animals é a favor do consumo de ovos de galinhas livres de gaiolas?

Não. A MFA é contra o consumo de qualquer produto de origem animal. Mesmo assim, infelizmente sabemos que toda a população humana não se tornará vegana da noite para o dia. Como explicado anteriormente, a Mercy For Animals possui quatro frentes diferentes de atuação. Além de promovermos o veganismo, nós também trabalhamos para reduzir o máximo de sofrimento dos animais explorados para consumo ao buscar banir algumas das piores práticas da indústria, como as gaiolas em bateria, as celas de gestação, entre outras.

Por isso, pressionamos empresas para que elas implementem políticas corporativas que proíbam tais práticas em toda sua cadeia de suprimentos.

Entenda mais sobre esse trabalho clicando aqui.

A Mercy For Animals já recebeu doação para promover ovos “cage-free”?

Não. Como já falado, a MFA não promove e nunca irá promover produtos de origem animal.

Em 2016, a Open Philanthropy Project (OPP) premiou a Mercy For Animals com uma doação no valor de 1 milhão de dólares, visando acelerar o trabalho focado em banir uma das piores práticas da indústria de exploração animal: o confinamento de galinhas em gaiolas em bateria.

Quando aconteceu a divulgação da doação, grupos mal intencionados distorceram o termo “Cage-Free Campaign” para “promover campanhas por mais ovos cage-free”, sugerindo que a MFA incentiva o consumo de ovos de galinhas criadas soltas. As Campanhas Cage-Free, em sua correta interpretação, são campanhas pelo fim das gaiolas em bateria. Dezenas de ONGs sérias e eficazes em todo o mundo realizam essas campanhas, visando acabar com algumas das piores práticas utilizadas pela indústria de ovos atualmente.

A OPP é uma instituição séria e conceituada, que realiza doações para dezenas das maiores e mais eficazes ONGs em todo o mundo, inclusive várias no Brasil. A doação concedida à Mercy For Animals permitiu ampliar as equipes nos Estados Unidos, México e Brasil e com isso intensificamos a pressão que sempre fizemos sobre empresas para que elas se comprometam a eliminar as gaiolas em toda a sua cadeia de produção.

Lutar por melhorias imediatas (como o fim das gaiolas em bateria, celas de gestação e da exportação de animais vivos para abate, e outros) certamente não irá livrar os animais de todo o sofrimento ao qual são submetidos em fazendas e abatedouros. Enquanto existir demanda, existirá exploração e violência. Mas lutar por melhorias imediatas não exclui a possibilidade de também lutar para promover o veganismo. É possível atuar em diversas frentes e obter passos importantes rumo ao fim da exploração animal.

A Mercy For Animals defende o boicote contra produtos ou contra empresas? Qual a diferença?

A Mercy for Animals encoraja os consumidores a sempre escolherem produtos veganos – produtos sem nada de origem animal e que não foram testados em animais. Consumindo produtos veganos, cada consumidor se torna responsável por livrar dezenas de animais de uma vida de miséria e sofrimento a cada ano. O consumo de produtos veganos de grandes empresas, mesmo que não veganas, é responsável por tornar esses produtos acessíveis à população e por mostrar às empresas a alta demanda por eles, o que resulta em mais produtos veganos sendo produzidos e, consequentemente, uma enorme redução da exploração de animais.

Para entender mais, clique aqui.

A Mercy For Animals é uma organização abolicionista?

A Mercy For Animals é uma organização vegana – e toda organização ou pessoa vegana é, por princípio, abolicionista. A Mercy For Animals tem como objetivo um futuro com um mundo vegano onde nenhum animal é criado ou abatido para alimentação ou para qualquer outro fim. O que geralmente gera a confusão são os meios estratégicos utilizados para alcançarmos o nosso objetivo final: o fim da exploração animal. A Mercy For Animals acredita que a atuação em diversas frentes é fundamental para caminharmos rumo ao nosso objetivo final, mesmo que certas estratégias e abordagens resultem em muito menos do que aquilo que idealmente gostaríamos.

No movimento vegano há grupos que acreditam em apenas uma abordagem baseada em princípios morais e há organizações que buscam atuar em diferentes frentes e com diferentes estratégias para chegarmos ao objetivo final. Ambos os caminhos são abolicionistas. A MFA acredita que reformas sejam fundamentais para desmontarmos gradativamente e definitivamente toda a poderosa estrutura de exploração animal que temos no mundo.

A Mercy For Animals tem parcerias com a indústria de exploração animal?

Não. A Mercy For Animals tem e sempre teve como política nunca aceitar doações de empresas que lucram com a exploração animal.

O que a MFA faz com empresas que lucram com a exploração animal são:

1) Investigações para expôr a triste realidade à qual os animais são submetidos por conta do consumo;

2) Pressão corporativa para que elas anunciem políticas públicas para eliminar algumas das piores formas de crueldade animal;

3) Pressão para que reduzam ao máximo a quantidade de produtos de origem animal e invistam em produtos livres de ingredientes animais.

Que tipo de produtos a Mercy for Animals indica?

A política da Mercy for Animals é somente promover e indicar produtos de origem 100% vegetal e que não dependem de testes em animais. Fazemos isso nas nossas mídias sociais, materiais impressos e em outras plataformas, com o objetivo de auxiliar as pessoas a adotarem uma alimentação vegetariana estrita. A MFA nunca aceitou receber patrocínio para promover qualquer produto. Todos os produtos indicados pela MFA são espontâneos. Revisamos nossos materiais periodicamente para assegurar o cumprimento dessa política.

Para qualquer outra dúvida, você pode enviar um e-mail diretamente ao nosso Vice-Presidente Internacional: [email protected]