Campanha quer que o Papa Francisco experimente o veganismo nesta Quaresma

Uma importante campanha global apoiada por uma série de pessoas influentes, ambientalistas e pesquisadores está pedindo ao papa Francisco que experimente o veganismo nesta Quaresma para ajudar a “combater às mudanças climáticas com uma mudança na dieta”. Caso o pontífice aceite, a Million Dollar Vegan – campanha por trás do desafio – doará US$ 1 milhão para uma ou mais instituições sociais escolhidas pelo papa.

Lançado em 15 países, incluindo o Brasil, o desafio procura destacar os impactos da pecuária, que tem mais influência sobre o aquecimento global do que as emissões dos combustíveis de todos os transportes do mundo, e é uma das principais causas do desmatamento e da perda de biodiversidade, além de causar sofrimento a bilhões de animais. O papa Francisco demonstrou preocupação com esses temas na sua carta encíclica de 2015, Laudato ‘si. O que o papa talvez não saiba é que há uma atividade humana impulsionando essa destruição: a pecuária.

Em uma carta aberta ao papa escrita por Genesis Butler (defensora dos direitos dos animais, ambientalista de 12 anos e a pessoa mais jovem a fazer uma palestra no TEDx), juntamente com a equipe Million Dollar Vegan, Butler pede que o pontífice experimente o veganismo nesta Quaresma:
“A pecuária causa muito sofrimento aos animais e é uma das principais causas das mudanças climáticas, do desmatamento e da perda de espécies. É um desperdício usarmos o espaço onde poderíamos cultivar alimentos para humanos para cultivarmos alimento para animais. Com uma população mundial em crescimento, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar tanto.”
Um time de celebridades, ambientalistas, pesquisadores, esportistas e profissionais de saúde apoiam a campanha: Paul McCartney, Luisa Mell, Moby, Alana Rox, Joaquin Phoenix, Sonia Abrão, Christopher Von Uckermann, Ellen Jabour, Brigitte Bardot, Woody Harrelson, Evanna Lynch, o fisiculturista Paru, o ambientalista Yann Arthus-Bertrand, o pesquisador Joseph Poore, a nutricionista Alessandra Luglio e os médicos Neal Barnard e Caldwell Esselstyn, entre muitos outros.

Matthew Glover, CEO da Million Dollar Vegan e co-fundador do Veganuary, que em janeiro deste ano estimulou 250 mil pessoas a experimentarem o veganismo, comenta:
“Estamos lançando este desafio intencionalmente ousado para estimular a generosidade dos nossos líderes mundiais. Por muito tempo eles não tomaram nenhuma atitude a respeito dos impactos causados pela pecuária – muitos até subsidiaram essa indústria! –,mas as evidências agora são gritantes e convincentes e não podemos permitir que permaneçam em silêncio. Somos gratos ao papa Francisco por ter falado sobre esse assunto e é por isso que estamos pedindo a ele que experimente o veganismo nesta Quaresma, dando um exemplo de como podemos alinhar nossos princípios de compaixão com nossas ações”.
O desafio Million Dollar Vegan também quer que você se inspire para experimentar o veganismo. Baixe gratuitamente o seu Guia de Veganismo para Iniciantes em www.milliondollarvegan.com e aproveite para assinar a petição, pedindo ao papa para experimentar o veganismo nesta Quaresma.