Pesquisa revela que cada dúzia de ovos tem o mesmo impacto que 2,7 kg de CO2 no meio ambiente

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oviedo, na Espanha, investigou os impactos ambientais da produção de ovos e os dados que eles levantaram foram chocantes. Os cientistas chegaram a uma pegada de carbono de 2,7 kg de CO2 para cada dúzia de ovos, o que é o equivalente a outros produtos de origem animal como leite, conhecido por seus altos impactos ambientais.

A pesquisa aconteceu em uma fazenda de produção de ovos nas Astúrias, onde 55 mil galinhas produziam, anualmente, mais de 13 milhões de ovos. Os resultados, que avaliavam 18 categorias ambientais, como diminuição da camada de ozônio, mudanças climáticas, acidificação do solo, toxicidade humana e ocupação das terras, foram publicados no Journal of Cleaner Production.

"O mais foi afetado pela produção dos ovos foi a degradação do solo e a toxicidade da água", segundo a pesquisadora Amanda Laca. Isso acontece sobretudo pela produção dos alimentos oferecidos aos animais e pela alta rotatividade entre galinhas velhas e novas — elas vivem apenas entre um e dois anos, sendo que, naturalmente, poderiam viver até oito.

Os impactos também foram relacionados aos materiais usados nas embalagens dos ovos e no transporte, além de terem sido consideradas como relevantes as emissões de metano, amônia e óxido nitroso, e extenso uso de eletricidade, água e produtos de limpeza.

A produção de ovos tem sido duramente questionada recentemente porque, além dos impactos ambientais, ainda é incontestável a crueldade a que as galinhas são submetidas nesses estabelecimentos.

No Brasil, a maior parte dos ovos provêm de galinhas confinadas em gaiolas. Nessas granjas, elas passam a vida em um espaço menor do que uma folha de papel, espremidas em gaiolas minúsculas e imundas, incapazes de caminhar com liberdade, esticar suas asas completamente ou descansar de forma confortável. Sem local apropriado para se empoleirar, seus pés e penas são frequentemente machucados pelo aramado das gaiolas. Todos os seus instintos naturais são frustrados dentro dessas gaiolas minúsculas e imundas.

Veja com seus próprios olhos:


Se você não quer ser cúmplice desses graves impactos ambientais e da crueldade contra os animais, considere tirar produtos de origem animal de seu prato. Clique aqui e nós te ajudaremos a começar uma dieta vegetariana agora mesmo.

A notícia boa é que substituir ovos em receitas é super fácil. Dá só uma olhada em nossas dicas