Novo estudo da ONU mostra que poluição do ar e da água causa milhões de mortes anualmente

A Organização das Nações Unidas (ONU) revelou, em um novo relatório bem preocupante, que a poluição do ar e da água é a causa de milhões de mortes prematuras em seres humanos a cada ano. Estimativas indicam que a poluição do ar é responsável por 7 milhões de mortes anualmente, e a poluição patogênica da água por quase 1,5 milhão de mortes. 

Ao longo de 6 anos, um time com 250 cientistas de 70 nações trabalharam para compilar o relatório de 740 páginas. Eles dizem, de forma bem clara, que nossa situação é terrível: os hábitos humanos ameaçam as próprias “fundações ecológicas da sociedade”. Se quisermos ter alguma esperança de diminuir os danos, precisamos mudar nossos hábitos.

A melhor maneira de começar é analisando o que colocamos em nossos pratos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, os gases de efeito estufa emitidos por animais criados para consumo geram cerca de 15% das emissões provenientes de atividades humanas. Se não mudarmos nossos hábitos alimentares, as emissões geradas pela produção de alimentos e o desmatamento global têm previsão de aumentar em 80% até 2050.

Além do mais, a Agência de Proteção Ambiental aponta a agropecuária como a principal fonte de poluição da água, já que o escoamento de dejetos dos animais enche as superfícies e as águas subterrâneas de nitrogênio e fósforo.

Porém, essa é apenas a ponta de um iceberg que se derrete rapidamente. De acordo com o Banco Mundial, a agropecuária é a causa principal de destruição da Amazônia e a maior causadora de desflorestamentos. No Brasil, cerca de 91% das áreas de desflorestamento são usadas para pastagem de gado

A revista Scientific American publicou um artigo revelando que o mundo perde mais de 32.000 hectares de floresta tropical diariamente, e que a criação de gado é um contribuidor significativo para esses dados.

O lado bom da história é que temos o poder de mudar isso. Adotar uma alimentação sem nada de origem animal é o passo mais significativo que você pode dar para lutar contra a destruição do meio ambiente. De acordo com uma pesquisa publicada na Climate Change, deixar de lado o consumo de produtos animais pode diminuir em, pelo menos, metade do total de suas emissões de carbono vindas da alimentação

Quem reduz o consumo de carne também faz a diferença. De acordo com pesquisadores da Universidade de Chicago, se todos os norte-americanos participassem da campanha Segunda Sem Carne, a redução seria igual à alcançada se trocassem os seus carros convencionais por automóveis híbridos.

A lista de benefícios ambientais gerados por uma alimentação sem nada de origem animal segue bem extensa. Até mesmo a ONU reconhece que “uma substancial redução dos impactos (ambientais) só será possível com uma mudança significativa na dieta mundial com relação aos produtos de origem animal.” O vínculo é tão claro que a ONU sugeriu um imposto de emissões cobrado sobre as emissões relacionadas a produção da carne vermelha

No entanto, muitos ambientalistas e governos ainda se recusam a fazer a conexão, seja porque são influenciados pelos dólares do lobby da indústria da agropecuária, seja porque simplesmente não acreditam que as pessoas possam fazer a mudança.

Mas sim, nós podemos. 

Se você quiser fazer sua parte e ajudar a manter o meio ambiente em equilíbrio, para os animais humanos e não humanos, adotar uma alimentação sem nada de origem animal é o passo mais importante que você pode dar.

Acesse o site Escolha Veg e tenha acesso a receitas e diversas informações relevantes para realizar a transição alimentar. E lembre-se: se cada um der o maior passo que puder, coletivamente daremos um salto gigantesco.