MFA está na Alesp para acompanhar a votação do PL contra a exportação de animais vivos

Ativistas da Mercy For Animals Brasil estão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para acompanhar a votação do Projeto de Lei 31/2018, que tem como objetivo proibir a exportação de gado vivo para fins de abate no estado de São Paulo.

Representantes de diversas ONGs e da sociedade civil lotaram a Alesp para pressionar os deputados e garantir que eles votem atendendo ao interesse público, que pede, pelos animais e pelo meio ambiente, que a exportação de animais vivos seja banida do estado. 

A concentração começou às 13h, na entrada da Alesp. Inicialmente programada para acontecer às 16h30, a votação do PL foi postergada. Os deputados pediram uma prorrogação da sessão, e agora a decisão sobre a exportação de animais vivos no estado pode acontecer a qualquer momento.

O Projeto é de autoria do deputado Feliciano Filho (PRP-SP), e foi proposto depois da reviravolta no caso do Porto de Santos, no início de fevereiro, quando cerca de 25 mil bois e vacas embarcaram para a Turquia no navio Nada em condições de higiene e conforto muito precárias.

Se aprovado pelos deputados na tarde de hoje, o PL segue para sanção do governador de São Paulo, Márcio França (PSDB-SP), que já anunciou apoiar o projeto em suas redes sociais. "Apoiamos a aprovação deste Projeto para acabar com essa prática. E, assim que isso acontecer, vou SANCIONAR a Lei! É compromisso com a proteção à vida animal e especialmente com todos vocês que enviaram mensagens de apoio. O Estado de São Paulo precisa dar o exemplo e defender a proibição em todo o País!", escreveu.

A proibição da exportação de animais vivos pode ser um enorme avanço na área dos direitos dos animais. O estado de São Paulo tem dois dos principais portos que atualmente realizam exportação de animais vivos: Santos e São Sebastião.

Veja com seus próprios olhos o que acontece com os animais nesses navios:


O fim da exportação de animais vivos, que é uma das piores formas de sofrimento animal, será um enorme avanço. Mas a melhor forma de realmente ajudar os animais é mantendo-os fora do nosso prato. Está em nossas mãos salvar animais da exploração. Clique aqui para começar uma dieta vegetariana agora e, assim, fazer sua parte para o fim do sofrimento animal.