Escola estadual de Belo Horizonte organiza sua primeira feira vegana

No mês de setembro, a escola estadual Ana de Carvalho, de Belo Horizonte (MG), organizou a sua primeira feira dedicada ao veganismo. A ideia surgiu dos próprios alunos do ensino médio que optaram por variar o tema em vez de repetir a feira cultural que acontecia todos os anos.


Para representar a Mercy For Animals no evento, as professoras da escola convidaram Rayssa Fonseca, coordenadora voluntária de BH. Além de Rayssa, estavam presentes: Fabiano Osório (vice coordenador voluntário de BH), Anderson Cruz (personal trainer e profissional de educação física) e Mônica Vitorino (nutricionista), Marcella Oliveira (voluntária), Joviano Junior (voluntário), Breno Araújo (voluntário) e Lucas Araújo (voluntário).

A escola montou estandes especializados nas frentes do veganismo (saúde, animais e meio ambiente) e realizou workshops de comidas sem ingredientes de origem animal. Além disso, muitos alunos venderam comidas veganas e organizaram um teatro para abordar a proteção animal.


Rayssa, Anderson e Mônica realizaram uma roda de conversa com os alunos para aprofundar ainda mais os conceitos de veganismo e responder dúvidas sobre o tema. “Eles têm dúvidas básicas, as perguntas que respondi foram sobre a alimentação vegana ser cara e a deficiência de proteína. Muitos falaram que a mãe não cozinharia coisas caras e, por isso, eu fiz a comparação de preço em compras no sacolão e no açougue”, conta Rayssa. Na ação, 42 alunos se inscreveram no Desafio 21 Dias Sem Carne.


“No dia do evento, uma aluna veio correndo quando me viu abrindo o banner da MFA e disse: ‘Nossa! Vocês são da Mercy! Queria muito agradecer porque hoje eu sou vegana por causa das ações de vocês. Um dia eu peguei panfleto, depois comecei o Desafio 21 Dias Sem Carne e agora eu sou vegana’”, lembra Rayssa. 

Quer ser voluntário da Mercy For Animals? Junte-se à nós!