Consumo de proteínas vegetais deve duplicar até 2025

O mercado de proteínas vegetais está crescendo e isso está ficando cada vez mais notável. Dados da NutriScience Solutions, empresa internacional especializada em ciência e tecnologia de alimentos, revelam que até 2025 o consumo de proteínas à base de vegetais deve duplicar.

De acordo com o site Vegazeta, a declaração foi feita pela presidente da NutriScience, Kelley Fitzpatrick, durante o Global Grain. No evento, acontecido em Genebra, na Suíça, foram discutidas as expectativas de produção e consumo de grãos no futuro.

Para as proteínas vegetais, espera-se que a produção suba de oito bilhões de toneladas por ano para 16,3 bilhões de toneladas. A expectativa é positiva já que, no futuro, 60% da carne consumida deve ser de origem vegetal ou à base de células cultivadas.

Os maiores consumidores das alternativas vegetais são os millennials, geração com idade entre 23 e 37 anos, que ainda não adotaram um estilo de vida vegetariano ou vegano. Acredita-se que essa mudança de comportamento se deu por um maior entendimento do processo de produção da carne e seus impactos para os animais, para a saúde humana e para o futuro do planeta.

Kelley ainda aponta que a soja deve continuar sendo o grão principal no mercado de proteínas vegetais, seguida por proteína de trigo e de ervilha. Porém, por mais que esses grãos tenham sido citados como principais, estudos mostram que a batata entrará como forte aliada para o mercado de proteína vegetal.

Se você já quer começar a entrar para essa tendência das proteínas vegetais, que tal participar do Desafio 21 Dias Sem Carne? Você pode se surpreender com as opções. ;)