Conheça o trabalho de 20 mulheres veganas que estão fazendo a diferença para o mundo

No Dia da Mulher, queremos aproveitar para homenagear mulheres que estão fazendo a diferença por meio de ativismo nas mídias sociais, participação em campanhas e manifestações ou usando sua influência para dar voz a questões tão importantes para o futuro do planeta. Conheça algumas delas:

Luisa Mell


Luisa Mell é conhecida pelo seu importante trabalho de resgate, cuidado e promoção da adoção de animais por meio do Instituto Luisa Mell. Ela é ativista da causa animal, sua alimentação é 100% vegetal e, sempre que tem a oportunidade, aproveita para lembrar os seus seguidores dos benefícios que o veganismo traz para o meio ambiente e para a saúde.

Por sempre defender o fim dos maus-tratos contra os animais, Luisa se juntou à Mercy For Animals para lançar a petição contra a Exportação de Animais Vivos. Saiba mais sobre a campanha aqui.

Xuxa


Xuxa, mesmo antes de se tornar vegana, sempre defendeu o amor e a proteção aos animais, influenciando crianças e adultos. Com o tempo, ela fez a conexão e deixou de consumir produtos de origem animal. Hoje, ela é uma das principais defensoras do veganismo.

A apresentadora usa sua voz, tanto nas mídias sociais quanto na televisão, para mostrar a importância do veganismo para o meio ambiente e, principalmente, para poupar as vidas de milhões de animais.

Alana Rox


Alana Rox faz de tudo para ajudar a salvar os animais. Ela é influenciadora digital, embaixadora da Mercy For Animals e da Baims Natural Makeup, marca de cosméticos veganos, autora dos livros “Diário de uma Vegana 1 e 2” e apresentadora do quadro “Diário de uma Vegana” na GNT, no qual ela mostra receitas enquanto desmistifica o veganismo. Alana também é uma das sócias e fundadoras do restaurante Purana, em São Paulo, ganhador do Prêmio Veja Comer & Beber em 2019 como o melhor vegano da capital.

Natalie Portman


A atriz norte-americana Natalie Portman é vegetariana desde os nove anos e, desde que adotou o veganismo, em 2011, aproveita sua influência para lembrar a importância de ser a favor da vida dos animais.

Em 2019, Natalie participou do We Day, evento para celebrar e incentivar o ativismo juvenil, e discursou sobre a relação do consumo de animais e outras causas sociais, como o empoderamento feminino e a sustentabilidade, inspirando mais de 16 mil jovens a repensarem seus hábitos.

Greta Thunberg


Greta Thunberg se tornou uma sensação em 2019 pelo seu ativismo a favor da preservação do meio ambiente, o que a fez ser nomeada a pessoa do ano pela revista Time. Greta acredita que os políticos precisam tomar medidas para reverter a crise climática em que nos encontramos, já que as consequências cairão sobre a geração de jovens como ela. Para reduzir sua pegada de carbono no planeta, a ativista não consome produtos de origem animal e influenciou seus pais a fazerem o mesmo.

Angela Davis


Angela Davis é conhecida pelo seu ativismo na luta por justiça racial e pelos direitos humanos. A filósofa já escreveu mais de dez livros sobre classe, feminismo e o sistema penitenciário dos Estados Unidos e, além de seu trabalho social, é vegana e defende os animais, apontando as injustiças sofridas por eles na indústria da carne.

Rooney Mara


Rooney Mara, atriz norte-americana, é vegana há oito anos e participa ativamente de campanhas nas ruas contra a exploração de animais com seu noivo e também ator Joaquin Phoenix. Em 2019, Rooney se juntou à Animal Equality, organização de proteção aos animais, para lançar e narrar uma investigação secreta dentro de fazendas industriais que exploravam porcos e galinhas.

Linda McCartney


Linda McCartney foi uma grande ativista para os animais nos anos 80 e 90, junto a Paul McCartney, seu marido. Linda chegou a narrar um comercial sobre maus-tratos praticados contra peixes em parceria com a PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), uma organização de proteção dos direitos dos animais. Uma das maiores contribuições para dar visibilidade ao movimento foi o lançamento, em 1991, da sua linha de refeições vegetarianas congeladas, a Linda McCartney Foods.

Dra. Charu Chandrasekera


A Dra. Charu Chandrasekera é diretora do laboratório de ciência do Comitê de Médicos para Medicina Responsável e diretora-executiva do Centro Canadense de Alternativas para os Métodos Animais. Seu trabalho tem um foco: caminhar para um futuro sem testes em animais. Por isso, ela trabalha em pesquisas da biomedicina, testes regulatórios e no desenvolvimento de cursos para encontrar alternativas de testes que não usem animais.

Miley Cyrus


A cantora norte-americana Miley Cyrus decidiu deixar os produtos de origem animal fora do prato após fazer a conexão com a morte de seu cachorro. Além da sua alimentação, Miley também deseja combater injustiças, em todas as suas formas, o que a levou a fundar a Happy Hippies Foundation, uma organização para dar suporte a jovens sem casa, que fazem parte da comunidade LGBT ou que se encontram em situações vulneráveis.

Ava DuVernay


Ava DuVernay é uma premiada diretora de cinema norte-americana, reconhecida pela revista The Hollywood Reporter como a “diretora afro-americana mais relevante de Hollywood”. Ava tornou-se vegana e foi homenageada pela PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).

Mayim Bialik


A atriz conhecida pela série The Big Bang Theory e neurocientista norte-americana Mayim Bialik, usa seu canal no YouTube para falar sobre a indústria de exploração de animais e os motivos que fizeram com que ela se tornasse vegana, buscando influenciar jovens a entenderem melhor sobre a origem da comida. Mayim também é escritora do livro “Mayim’s Vegan Table”, no qual compartilha mais de cem receitas veganas autorais.

Ellen Page


A atriz canadense Ellen Page se dedica para dar voz ao que acredita: feminismo, movimento LGBT e a causa animal. A sua compaixão pelos animais e a sua preocupação com o meio ambiente a fizeram mudar seus hábitos alimentares.

Michelle Carrera


Michelle Carrera, ativista vegana, é fundadora da Chilis on Wheels em Nova York nos Estados Unidos, uma organização que leva refeições veganas para comunidades, tornando a causa acessível para todos. A organização tem uma sede permanente em Porto Rico, seu país natal, com o nome Casa Vegana de la Comunidad.

Jessica Chastain


A atriz norte-americana Jessica Chastain é uma das principais defensoras do veganismo e acredita que não deve contribuir para a crueldade no mundo. Além de proteger os animais, Jessica participa da Marcha das Mulheres, que acontece anualmente pelo mundo para promover a luta das mulheres por igualdade e respeito.

Dr. Amie Breeze Harper


Amie Breeze tem mais de 15 anos de experiência em diversidade, igualdade e inclusão, trabalhando desde organização de eventos sobre os temas até a publicação de livros e artigos. Um dos seus principais trabalhos sobre a causa animal é o Sistah Vegan: mulheres negras falando sobre comida, identidade, saúde e sociedade, livro com uma série de reflexões literárias de veganas norte-americanas identificadas como negras.

Kat Von D


Kat Von D é tatuadora e empreendedora norte-americana no ramo da beleza e, após parar de consumir produtos de origem animal, decidiu fazer com que sua marca, Kat Von D Beauty, se tornasse 100% vegana, tanto na composição quanto em relação aos testes.

Alicia Silverstone


Alicia Silverstone, atriz norte-americana, não consome produtos de origem animal e, para incentivar outras pessoas, escreveu “The Kind Diet” (A dieta gentil, em tradução livre), onde compartilha receitas e situações que viveu. Alicia é mãe e cria seu filho com uma alimentação vegana.

Leona Lewis


A cantora britânica Leona Lewis, conhecida pela sua música “Bleeding Love”, é vegetariana desde criança e é uma das artistas que representam a PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).

Seble Nebiyeloul


Seble Nebiyeloul é cofundadora do Fundo Internacional para a África, na Etiópia, uma organização que serve duas refeições veganas por dia para milhares de crianças e também busca melhorar o saneamento básico nas escolas, disponibiliza vacinas para cachorros de rua, entre outras ações.