Conheça a história do açougueiro que se tornou vegano

Você já imaginou trabalhar em um açougue sendo vegano? Parece impossível, mas foi exatamente o que aconteceu com Brian Kavanagh, um escocês que começou a trabalhar nesse ramo de atividade com apenas 16 anos.

Já com 33 anos, ainda trabalhando no balcão de carnes de um supermercado, Brian não conseguia dizer para os colegas que ele havia se tornado vegano. “Não contei para ninguém porque fiquei com medo que eles fizessem piadas. Antes eu só olhava (para os produtos) como pedaços de carne indo para a mesa do jantar. Mas depois você vê um animal, não apenas um bife”, disse Kavanagh.

Brian conta que começou a cogitar abrir mão dos produtos de origem animal quando sua esposa Rebecca se tornou vegana. O que finalmente o levou a fazer a mudança, entretanto, foi o documentário Terráqueos (Earthlings), narrado por Joaquin Phoenix. O filme mostra, em alguns trechos, as condições de vida dos animais criados para abate.

Desde a transição alimentar, Brian, sua esposa e seus dois filhos, mantêm uma dieta baseada em vegetais. Para Kavanagh, a mudança facilitou, inclusive, as refeições em família: “Eu e minha mulher antes fazíamos refeições separadas. Agora é muito mais fácil comermos juntos”.

Atualmente, Brian tem 36 anos e o trabalho no açougue ficou no passado. Ele pediu demissão e foi contratado para trabalhar na loja vegana Sgaia’s Vegan Meats, localizada em Glasgow, maior cidade da Escócia. “Eu temia que minha experiência e minha história iriam desencorajar minha contratação, que eles não iriam querer alguém que foi açougueiro por 15 anos. Mas ficaram realmente empolgados e queriam me contratar tanto quanto eu queria trabalhar”, disse Brian, que hoje se autodenomina um açougueiro vegano.

Além da união entre a família, Brian conta que as mudanças em seu estilo de vida só lhe trouxeram felicidade. Ele notou melhorias na sua pele e também melhorias psicológicas: “você come de forma saudável e se sente melhor”, disse Brian.

Se inspirou pela história do açougueiro vegano? Participe do Desafio 21 Dias Sem Carne (ou desafie aqueles amigos que estão precisando de um “empurrãozinho”) e veja como é possível, fácil e mais saudável adotar uma dieta sem carne e outros produtos de origem animal.