Vídeo da Nasa mostra drástica redução do Ártico — saiba o que cada um pode fazer sobre isso

Um vídeo postado pela Nasa em seu canal no YouTube mostrou que a calota polar do Ártico não apenas está encolhendo em superfície nos últimos anos, mas também está se tornando mais nova e fina. A animação mostra a movimentação do gelo no decorrer das estações e comprova que, realmente, o aquecimento global tem tido efeitos devastadores sobre os pólos.


2017 foi, novamente, um dos anos mais quentes já registrados na história. Desde outubro de 2016 o Ártico tem a menor extensão de gelo já registrada, e desde essa data em todos os meses o triste recorde vem sendo batido.

Três cidades brasileiras — Rio de Janeiro, Recife e Belém — devem ser diretamente impactadas pelo aumento do nível do mar causado pelo derretimento das geleiras. O nível do mar do Rio de Janeiro aumentou aproximadamente 3,03 mm por ano até 2015, por exemplo. Estima-se que 30% desse aumento deve-se justamente ao derretimento da neve da Groelândia.

Pode parecer que alguns milímetros não fazem tanta diferença, mas alguns efeitos dramáticos já estão sendo sentidos. O vídeo de um urso polar magro, que mal consegue andar, em suas últimas horas de vida, viralizou na internet após ser divulgado pela National Geographic. A cena é dolorosa não apenas por envolver um animal sofrendo, mas também porque, a partir dela, percebemos que o aquecimento global é real e pode comprometer definitivamente o futuro do planeta.

A boa notícia é que cada de um de nós, com uma pequena mudança em nossos hábitos alimentares, pode colaborar para controlar as mudanças climáticas. Isso porque a pecuária é responsável por 15% do total das emissões de gases de efeito estufa no mundo, superando até mesmo a poluição causada pelo transporte.

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), três companhias de exploração animal — JBS, Cargill e Tyson — foram responsáveis, em 2016, por emissões de gases de efeito estufa superiores à de toda a França e quase se igualaram ao nível de algumas das maiores companhias de petróleo, como Exxon, BP e Shell.
As 20 maiores empresas de carne e laticínios do mundo emitiram mais gases de efeito estufa em 2016 do que toda a Alemanha, de longe o maior poluidor da Europa.

Parar de consumir produtos de origem animal é uma das mais importantes medidas (senão a mais) no combate ao aquecimento global. Clique aqui para começar agora.