Vacas não dão leite: Descubra o que não te contam sobre as fazendas de leite

A nova investigação da Mercy For Animals “Vacas não dão leite” abre os olhos para a realidade das vacas exploradas pela indústria do leite.

As vacas produzem leite para alimentar os seus bebês, assim como acontece com seres humanos. No entanto, nas fazendas de produção de leite elas são privadas de exercer sua natureza materna,  e são impossibilitadas de amamentarem os seus filhotes. O seu leite é destinado para outra espécie: a humana. 

A nova investigação da MFA Vacas não dão leite, realizada na fazenda de leite da empresa Atilatte, revela como todo o processo de exploração das vacas para atender o consumo humano causa extremo sofrimento a esses animais e aos seus filhotes. 

O ciclo de exploração das vacas na indústria do leite se inicia quando elas são engravidadas à força com um método doloroso de inseminação que é realizado sem qualquer anestesia. Após o parto, as vacas ainda debilitadas são separadas dos seus filhotes, o que causa extrema angústia em ambos. 

“De todas as cenas terríveis que eu presenciei, as mais impactantes foram as da separação das mães e dos bezerros. Logo após nascerem, eles eram carregados e jogados como se fossem objetos dentro de pequenos contêineres. Depois, as fêmeas eram levadas para uma área onde dezenas de bezerras recém nascidas e assustadas eram confinadas. Elas ficavam isoladas umas das outras e berravam o tempo todo. Acho que estavam chamando por suas mães”. Revela o investigador da MFA

Impossibilitadas de nutrir os seus bezerros, todo o leite produzido pela vaca é mecanicamente ordenhado. O excesso de ordenha muitas vezes causa infecções dolorosas na mama (Mastite) que podem gerar  pus e contaminar o leite.

 

Vacas exploradas pela indústria do leite

O ciclo de inseminação forçada, gravidez, e ordenha só se encerra quando as vacas se tornam incapazes de gerar filhotes e assim são levadas para o abatedouro.  Isso ocorre quando elas têm aproximadamente 10 anos e após terem gerado de 4 a 6 filhotes, em gestações com duração aproximada de 9 meses. Em condições naturais, uma vaca poderia viver o dobro do tempo.

Bezerros 

As filhotes fêmeas com poucos dias de vida são levadas para viver sozinhas, confinadas em espaços minúsculos, já os bezerros machos são mortos na própria fazenda ou enviados a abatedouros ainda recém-nascidos, para produzir a chamada carne de vitela ou “baby-beef”, como se diz em alguns países. 

De acordo com estimativa de organizações de proteção animal, o destino da maior parte dos cerca de 8 milhões de bezerros machos que nascem a cada ano no Brasil é o descarte.

Agressões 

A violência não se restringe apenas ao processo de inseminação e gravidez. Durante a entrada e saída da ordenha, as imagens da investigação flagraram vacas sendo agredidas com objetos perfurantes, como canivetes e tesouras, cabos de vassoura e barras de metal, bem como recebendo socos e chutes violentos. 

 

Sobre a Investigação

As imagens da investigação Vacas não dão leite foram gravadas na fazenda de leite da empresa Atilatte que está entre as 100 maiores do Brasil e fornece leite e derivados para redes de supermercados, como o Pão de Açúcar e o Carrefour, e grandes redes de food service.

A fazenda investigada confina cerca de 8.000 vacas, e ela não é a exceção, segundo o levantamento da MilkPoint, 77% das fazendas de leite dos 100 maiores produtores do Brasil mantinham os  animais confinados, com quase nenhum acesso a áreas de pastagem.

A Indústria do leite no Brasil

No Brasil, mais 15,9 milhões de vacas foram exploradas para produzir 35,3 bilhões de litros de leite, de acordo com o último estudo do IBGE.  Desde 2011, o país figura todos os anos entre os quatro maiores produtores mundiais desse tipo de leite.

Ajude a mudar realidade das vacas e seus bebês

As vacas são animais inteligentes, sensíveis com forte instinto materno, e merecem ter seus corpos respeitados. 

  • Assine a petição para que a Atilatte e outras empresas da indústria do leite sejam mais transparentes quanto à separação dos bezerros das mães, saúde dos animais e destino dos bezerros machos. 
  • Contribua também com a divulgação de informação, compartilhe a Investigação Vacas não dão leite nas redes sociais. 

 

Fonte: