ONGs e ativistas estão marcando uma nova manifestação pelo fim definitivo da exportação de animais no Brasil. Dessa vez, a concentração acontecerá em frente ao Consulado da Turquia (Praça Califórnia, 37 – Jardim America), em São Paulo, às 20h de hoje (5).

Na noite de ontem (4), a desembargadora Diva Malerbi, a mesma que tinha mantido a proibição da exportação de animais vivos em todos os portos do Brasil, autorizou o Navio Nada a seguir viagem levando pelo menos os 25 mil animais que já estavam embarcados há dias. A reviravolta aconteceu depois que a Advocacia-Geral da União entrou com um recurso, também ontem (4), no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, para revisão das decisões judiciais anteriores.

É importante ressaltar que essa ação serve apenas para este navio, onde os animais já estavam embarcados. Veja aqui fotos que mostram a situação terrível do confinamento de bois e vacas dentro do navio. Novas viagens para exportação de animais vivos continuam proibidas em todo o território nacional, mas ainda em caráter liminar. ONGs e ativistas pedem, entre outras reivindicações, que a proibição tenha caráter definitivo.

A situação é crítica porque a viagem desses bois pode durar até 30 dias e causa intenso sofrimento aos animais: eles passam dias, e em alguns casos até semanas, dentro da carroceria de caminhões ou em navios, sem espaço para andar ou deitar, sem segurança, sob calor e frio intensos, envoltos em fezes e urina, sem acesso a água ou ração adequadas. Alguns chegam feridos, enquanto aqueles que morrem durante o percurso são triturados dentro do próprio navio..

Manifestação no Porto de Santos

Ontem, mais de 400 ativistas se reuniram no Porto de Santos para pedir o cumprimento da decisão judicial que determinou o desembarque imediato dos 25 mil animais do Navio Nada e, também, a proibição definitiva da exportação de animais vivos em todos os portos do Brasil.

A manifestação reuniu diversas ONGs e ativistas de todo o país, incluindo representantes da Mercy For Animals Brasil, e foi pacífica. Influencers veganos como Alana Rox, embaixadora da MFA Brasil, e Luisa Mell também estiveram no local.


Não está em São Paulo, mas ficou tocado ao ver como são tratados os animais explorados para consumo? Está nas mãos de cada um de nós reverter essa situação por eles. Clique aqui para começar uma dieta vegetariana agora.