Em uma decisão inédita, Singapura concedeu à startup americana Eat Just a aprovação para a venda de carne cultivada.
A empresa já é conhecida pelo Just Egg, um substituto vegetal de ovo e, com a aprovação recente, lançará um nugget de frango — o primeiro produto feito a partir de células de animais liberado para consumo humano!
O produto é composto por uma mistura de carne cultivada e proteína vegetal em proporções ainda não divulgadas.
Os altos custos para o desenvolvimento dessas carnes inovadoras ainda impedem que o lançamento use-as exclusivamente como base, o que seria pouco competitivo financeiramente no mercado quando comparado à carne tradicional.
Inicialmente, a carne cultivada de frango será vendida em um único restaurante de Singapura, mas o objetivo da empresa é expandir assim que possível.
A aprovação aconteceu após dois anos de trabalho entre a empresa e os órgãos regulatórios, responsáveis pela avaliação de todo o processo de fabricação para garantir que o produto não apresentará riscos ao consumidor.
A opção cultivada difere das carnes à base de plantas que já existem no mercado por ser feita a partir das células de animais.
As células retiradas são cultivadas em um ambiente controlado até que se multipliquem o suficiente para serem usadas em produtos com composição semelhante aos tradicionais.
Sendo assim, o resultado é uma carne animal feita sem a necessidade de criação e abate de animais. No site de apresentação da novidade, a empresa afirma que nenhum frango foi morto no processo de produção.
Essas alternativas são direcionadas principalmente para as pessoas que têm priorizado um consumo mais ético e sustentável, mas sem abrir mão do sabor e da textura das carnes de origem animal.
Singapura é a pioneira na aprovação do consumo de carne cultivada, e essa decisão pode ser um impulso importante para aprovações semelhantes em outros países!