Consumo de produtos de origem animal pode agravar apneia do sono, revela pesquisa

Um estudo publicado no American Journal of Lifestyle Medicine revelou que consumir produtos de origem animal piora a apneia do sono, que é a interrupção da respiração enquanto dormimos.

Os cientistas analisaram os hábitos alimentares de 104 pacientes com apneia obstrutiva do sono. Os que consumiram dietas com alto teor de gordura experienciaram apneia mais severa se comparados aos que consumiram menos gordura. Mais de duas porções de laticínios por dia e carnes processadas estão entre os alimentos que mais agravaram os sintomas.

A apneia compromete a qualidade do sono e pode ter consequências graves para a saúde. A dificuldade ou esforço para respirar e as interrupções do sono bagunçam nosso sistema cardiovascular. “Em cada apneia, há uma variação grande da pressão arterial. Isso libera substâncias que causam inflamação e vai ficando mais difícil tratar a pressão alta”, diz Michel Cahali, coordenador do setor de Medicina do Sono da Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ao Estado de São Paulo. Entre outros problemas de saúde relacionados à apneia em casos mais graves estão o enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC).

Apenas para recapitular, o consumo de produtos de origem animal já vem sendo relacionado ao aumento do risco de câncer, diabetes, doenças cardíacas e hepáticas.


Se você fica alarmado cada vez que lê sobre os graves prejuízos à saúde causados pelo consumo de produtos de origem animal, que tal dar uma chance para seu corpo? Clique aqui para começar agora mesmo uma dieta vegetariana que, além de saudável, ainda salva animais de uma vida de exploração e crueldade.