Bezerros brasileiros caem no mar na Turquia tentando escapar do navio que os transportava

Dois bezerros caíram no mar ao tentar fugir de um navio que exportava gado para a Turquia. Depois de horas ao mar, lutando por suas vidas, eles foram "resgatados" e colocados dentro de um caminhão que os levará para uma fazenda onde os animais passarão por um período de engorda até serem abatidos.

Vale lembrar que eles estavam dentro de um navio há semanas, em péssimas condições sanitárias, sem qualquer conforto, sem alimentos ou água apropriados, suportando temperaturas extremas, e nem todas essas adversidades os fizeram desistir de lutar por suas vidas.

Veja com seus próprios olhos:


Eles estavam sendo transportados pelo navio Zein 1, que saiu do Porto de Vila do Conde, no Pará, com destino ao Porto de Bandırma no início de julho. O navio, que tem bandeira do Panamá, agora está navegando de volta ao Brasil e terá como próxima parada o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Esse caso lembra outro: no dia 14 de junho, 5 mil bois e vacas embarcavam no Porto de São Sebastião no navio Adelta, quando um deles caiu no mar. O animal foi encontrado na Praia das Cigarras, depois de ter nadado durante seis horas durante a madrugada, por 10 quilômetros. Após o "resgate", o boi, visivelmente exausto, foi colocado em um caminhão com o uso de um guindaste e levado novamente à embarcação.


A proibição da exportação de animais vivos, atividade que causa intenso sofrimento a milhares de bois e vacas todos os anos, segue pendente em todo o Brasil. Em São Paulo, onde existe um projeto de lei tramitando sobre o assunto, os deputados têm usado de sucessivas medidas protelatórias para não votar essa matéria.

Os animais não poupam esforços para lutar por suas vidas. Esse boi representa todos os milhares de animais que estão sendo enviados em uma viagem longa e terrível para, depois, ainda terem uma morte extremamente sofrida.

Nenhum animal quer morrer, e a mudança de que eles precisam para continuar vivos cabe a nós. Considere deixar carne, leite e ovos fora do seu prato. Clique aqui para saber como começar.