Em ato pela Amazônia, Mercy For Animals leva churrasqueira gigante para Av. Paulista

A Mercy For Animals realizou um ato silencioso percorrendo a Avenida Paulista, em São Paulo (SP), com uma enorme maquete que representava uma churrasqueira usando a floresta como combustível para assar carne.

A manifestação, que aconteceu no último domingo (22), faz parte da campanha #PorTrásDoFogo, que expõe a relação do consumo de carne com as queimadas. Afinal, a grande vilã da destruição da Amazônia tem nome: agropecuária.

Foto: Marcello Fim

Para conscientizar sobre esta verdade, além de chamar a atenção das pessoas levando a imponente maquete para as ruas, um grupo de voluntários carregava cartazes informativos e tinham o rosto coberto por máscaras de gás feitas de papel. Diogo Fernandes, Gerente de Voluntários da MFA no Brasil, estava à frente do ato representando um churrasqueiro. A encenação mostrava de forma criativa que o grande motivo pelas queimadas na Amazônia é justamente o consumo de carne

Os cartazes revelavam os fatos que poucos conhecem: de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 80% do desmatamento da Amazônia brasileira está ligado à pecuária. Além disso, parte das áreas desmatadas é também ocupada pelas plantações de soja e de milho, que são principalmente destinados à produção de ração para animais em fazendas.

Foto: Marcello Fim

Entre as dez cidades da Amazônia com mais focos de incêndio em 2019, três estão em primeiro lugar no ranking de municípios com maior número de bovinos de seus respectivos estados. São Félix do Xingu (PA) tem o maior rebanho por município do Brasil e, recentemente, investigações da ONG Repórter Brasil, do jornal britânico The Guardian e da organização investigativa britânica The Bureau of Investigative Journalism flagraram bois sendo criados em área desmatada ilegalmente na cidade. Foi identificada a transferência de centenas de bois e vacas desta região para outra fazenda sem problemas ambientais. Dessa segunda fazenda, os animais foram vendidos para abate nos matadouros da JBS. Outras empresas como Marfrig e Mineva Foods também estão envolvidas em problemas semelhantes. 

Para saber mais sobre as causas e impactos do desmatamento na região, assista ao vídeo:


A Mercy For Animals não irá se calar enquanto a pecuária continuar destruindo vidas e habitats. O objetivo da organização é mostrar ao público que por trás do fogo está o desmatamento, por trás do desmatamento está a carne e por trás da carne estão nossas escolhas alimentares. Por isso, cada refeição sem carne conta para proteger a floresta amazônica.

O ato chamou a atenção do público que caminhava pela Avenida Paulista e, também, nas redes sociais. No Instagram, celebridades como Felipe NetoGabriela PugliesiEllen Jabour e Emiliano D'Avila participaram compartilhando uma foto que simbolizava a chamada da campanha: Ninguém vê #PorTrásDoFogo.


Fotos: Instagram

Também quer ajudar a Amazônia? Então considere reduzir ou eliminar a carne do prato. A escolha é sua. Para saber mais sobre a campanha, acesse portrasdofogo.com.br