Alimentação Consciente: Educação nutricional como ferramenta de transformação

Niterói (RJ) está entre as cidades que assumiram o compromisso com o programa Alimentação Consciente Brasil, operado pela Mercy For Animals. A iniciativa tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de origem animal, promovendo uma alimentação mais consciente que beneficia a saúde pública, o meio ambiente e, é claro, os animais. 

Desde a adesão ao programa há mais de um ano, as escolas públicas da cidade passaram a servir uma vez por semana refeições livres de produtos de origem animal. A participação de Niterói é significativa, visto que são servidas 25 mil refeições diariamente nas mais de 100 escolas municipais. No último final de semana, a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Rosalda Paim, uma das escolas da cidade, aproveitou um encontro de pais e mestres para abordar o tema "Alimentação da criança pequena". 

A conversa, mediada por uma pedagoga e pelas cozinheiras da unidade, apresentou o programa ACB aos pais, que saíram de lá compreendendo os motivos da substituição da proteína animal por uma seleção de legumes e grão ricos em proteína vegetal. No encerramento, as profissionais fizeram um convite aos pais e familiares, pedindo que repensarem a alimentação que é oferecida em casa. 

Quadro informativo exposto na UMEI Rosalda Paim

Em outra sala, histórias sobre o tema foram contadas às crianças e, com auxílio de uma professora, os alunos prepararam uma salada de frutas. Ao término das atividades, pais e alunos foram convidados a degustar uma feijoada sem produtos de origem animal, mostrando que é possível trazer para o cotidiano das famílias uma alimentação saudável e gostosa.


"Acreditamos no poder da educação nutricional como ferramenta de transformação. A mudança de hábitos alimentares para promoção da saúde e da conscientização sobre a importância das nossas escolhas e como elas afetam o futuro do planeta, só são possíveis por meio do envolvimento de toda comunidade escolar", afirmou Thayana Oliveira, nutricionista especialista em Implementação do programa. 

A implantação do Alimentação Consciente Brasil oferece um direcionamento, mas o engajamento das escolas é o principal responsável pelo sucesso do programa. "Estamos orgulhosos de trabalhar com Niterói, cidade que está liderando a educação da comunidade escolar em prol de uma alimentação mais saudável", finaliza Thayana.

Pôster exposto na Escola Municipal Bolívia Gaetho, que também realizou atividades para pais e alunos sobre o programa ACB.

Quer implantar o Programa Alimentação Consciente na sua instituição ou nas escolas do seu município para promover saúde e sustentabilidade por meio de refeições deliciosas? Clique aqui para acessar o site do programa e preencher o formulário de inscrição.