Cidade do RJ reduz uso de produtos de origem animal nas escolas municipais

Em parceria com o programa Alimentação Consciente Brasil da Mercy For Animals, escolas municipais de Campos dos Goytacazes (RJ) se comprometeram a, em um dia da semana, reduzirem 20% do consumo de produtos de origem animal nas merendas.

Foto: Alimentação Consciente Brasil

A mudança acontecerá inicialmente em 30 escolas da rede municipal e expandirá para um total de 246 escolas e creches por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação e em todas as unidades de acolhimento institucionais da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).

Em um ano, a cidade impactará mais de 1 milhão de refeições, poupando aproximadamente 20.000 animais da indústria, preservando 583 hectares de terra (o equivalente a 583 campos de futebol), deixando de emitir 2.054 mil quilos de CO2 na atmosfera (o equivalente a 15 milhões de quilômetros rodados de carro) e economizando 9 milhões de litros de água (o que corresponde a 68 mil banhos de 15 minutos).

Em julho de 2019, o programa realizou o treinamento de 101 merendeiras das escolas da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal da Infância e da Juventude da cidade, apresentando novas receitas com alternativas vegetais. A proposta é conscientizar sobre os impactos positivos que a alimentação à base de vegetais tem no meio ambiente e na saúde, aumentar a diversidade de alimentos na merenda e incentivar o consumo de verduras, frutas e legumes por crianças e adolescentes.

Foto: Alimentação Consciente Brasil

Dentre os pratos ensinados às merendeiras, destacam-se: chilli de feijões, estrogonofe com leite de inhame e legumes, quibe com recheio de abóbora e feijoada de legumes.

Foto: Alimentação Consciente Brasil

O cardápio é elaborado pelas nutricionistas Thayana Oliveira e Bruna Nascimento, responsáveis pelo Alimentação Consciente Brasil, que já está presente em Niterói (RJ), São Gonçalo (RJ), Sinop (MT), Várzea Grande (MT), Cuiabá (MT) e no Instituto Federal do Sul de Minas.

Para saber mais sobre o Alimentação Consciente Brasil, clique aqui.